Suplementos: algumas dicas podem ajudar a conquistar o efeito esperado

 Homens representam 60% do mercado consumidor desses produtos; indústrias observam crescimento de mais de 70% na produção

59% dos lares brasileiros têm pelo menos uma pessoa que faz uso de algum tipo de suplemento e homens são maioria consumidora
Créditos: Envato

Multivitamínicos, óleo de coco, ômega 3, vitaminas D e E, cálcio. Estes são apenas alguns dos suplementos disponíveis nas farmácias, o que coloca o Brasil como o terceiro maior mercado de suplementos alimentares do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Austrália, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri). E o mercado continua a crescer. 

Uma pesquisa sobre hábitos de consumo realizada pelo Ministério da Saúde revela que 59% dos lares brasileiros têm pelo menos uma pessoa que faz uso de algum tipo de suplemento, sendo 60% homens e 40% mulheres. A indústria também sente esse crescimento. A farmacêutica Prati-Donaduzzi aumentou em mais de 76% o número de unidades fabricadas da linha Vigora de produtos nutracêuticos da empresa, passando de 69 milhões em 2020 para 122 milhões em 2022.  

Escolha do suplemento

Antes de optar por uma suplementação, é importante ter a indicação de um profissional de saúde para obter orientação adequada. “Identificar as necessidades nutricionais, respeitar as doses recomendadas e estar atento aos efeitos apresentados é essencial para que o produto atenda às necessidades do organismo, sem sobrecarregá-lo”, explica a farmacêutica da Prati-Donaduzzi, Maria Eduarda Zimmermann.

Como tomar

Normalmente, as instruções de uso são indicadas no frasco do suplemento, mas é importante esclarecer quaisquer dúvidas com o profissional que o prescreveu, principalmente para pessoas com problemas hepáticos. “As informações contidas na bula referem-se a pessoas que não possuem problemas crônicos de saúde. O excesso de vitaminas e minerais pode sobrecarregar o fígado e outros órgãos”, alerta a farmacêutica.

Resultados

O tempo para a manifestação dos efeitos da suplementação é subjetivo, uma vez que cada ativo/composto possui um tempo de ação e o estilo de vida do consumidor influencia os resultados. “Realizar exames laboratoriais é a melhor maneira de verificar como o  organismo está respondendo e o progresso em direção ao resultado desejado”, frisa Maria Eduarda.

Cuidados na compra

Para obter os resultados esperados, além da dosagem, é importante estar atento à aprovação da Anvisa. Isso garante o cumprimento das boas práticas que devem englobar parâmetros estabelecidos nas legislações do setor farmacêutico, assegurando a qualidade dos produtos fabricados. “Os suplementos alimentares possuem características semelhantes a medicamentos. Além disso, uma estrutura física com salas limpas, controle de matérias-primas e boas práticas de transporte e armazenamento também são primordiais para garantir a eficácia do suplemento”, ressalta a farmacêutica.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos