DF tem previsão de 4,3 mil vagas temporárias no comércio para o fim do ano, segundo pesquisa

Natal é a melhor época do ano para os comerciantes - Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Natal é a melhor época do ano para os comerciantes - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

50,5% dos lojistas esperam contratar para reforçar vendas durante a Black Friday e o Natal; índice é o maior dos últimos sete anos

Cerca de 4,3 mil vagas temporárias de emprego devem ser criadas no comércio do DF para atender às demandas de fim de ano, segundo dados da Pesquisa de Contratação de Mão de Obra Temporária do Instituto Fecomércio-DF. O estudo revelou ainda que 50,5% dos lojistas têm expectativa de contratar funcionários pela maior procura durante a Black Friday, no fim deste mês, e o Natal. Esse é o maior índice registrado nos últimos sete anos pesquisados.

A pesquisa analisou 410 empresas entre lojistas de mais de 20 segmentos básicos de comércio. A média estabelecida foi de 2,18 pessoas contratadas por empresa, e o segmento que mais contrata é o de padaria e confeitarias, com 2,9 pessoas.

O ano de 2023 registrou o menor índice de não contratação desde o começo da pesquisa, em 2017, com 44,40%. No ano passado, 69,58% das empresas afirmaram que não contratariam funcionários temporários, enquanto 29,82% contrataram e 0,6% não soube responder.

Segundo os dados, a maioria das empresas começa a contratar para o fim de ano em novembro, sendo 35,75% na primeira quinzena e 26,23% na segunda.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, afirma que o Natal é a melhor época do ano para os comerciantes, que investem em estoques e estratégias de venda. "[Os consumidores] costumam gastar mais em relação a outras datas comemorativas, já que no Natal todo mundo pode dar e receber presentes", afirma.

Segundo Aparecido, o otimismo está ligado a diversos fatores socioeconômicos. "Nosso setor avalia que esses números positivos refletem o atual momento da economia, com registro de queda na inflação, reduções da taxa Selic, aumento no nível de empregabilidade e reajustes concedidos aos trabalhadores do setor público e privado", explica.

Perfil do trabalhador temporário

Segundo a pesquisa, 70,1% das empresas afirmam que existe possibilidade para efetivação após o Natal. Entre os critérios considerados como pré-requisitos para a contratação, comportamento proativo está em primeiro lugar (23,48%), seguido de experiência anterior (18,46%).

Flexibilidade de horário, local de moradia, disponibilidade de tempo integral, escolaridade e cursos específicos também são levados em consideração.

Para o gerente regional de lojas Naldo Ribeiro, a contratação após o período temporário depende do desempenho de cada colaborador. "Nós contratamos pessoas que sejam fora da curva, mente aberta e que queiram crescer", afirma. Ele também diz que busca proatividade e "pessoas que querem se desenvlver no trabalho e apresentar uma função diferente", completa.

Ainda segundo os dados, algumas características comportamentais são necessárias. Atitudes de cordialidade e respeito, responsabilidade, higienização do ambiente de trabalho, ética, pontualidade, saber ouvir e assiduidade são algumas delas.

O maior motivo que justifica a não contratação é ter o quadro funcional suficiente no resto do tempo (44,33%).

Para aqueles que estão procurando um emprego temporário, Aparecido dá algumas dicas:

• detalhar as atividades exercidas no último emprego;
• investir na distribuição de currículos no comércio próximo de onde mora;
• garantir que terá disponibilidade de tempo exigido para a vaga;
• apresentar certificados de cursos profissionalizantes; e
• ser cordial, respeitoso, pontual e bem-arrumado na entrevista.

O presidente do Sistema Fecomércio também afirma que é importante que os candidatos atentem aos pré-requisitos listados pelos lojistas durante a pesquisa, como proatividade.

Com informações de R7

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper