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Empresas se mobilizam e deslocam as frotas para reforçar rotas e atendimento dos viajantes, nacionais e estrangeiros, com segurança, serviços adequados e pessoal treinado.
Em meio às críticas e queixas sobre a falta de hospedagem e qualidade de certos serviços na conferência COP 30, em Belém, o setor de transporte rodoviário de passageiros afirma que já está preparado para o maior encontro de cúpula de chefes de Estado a ser realizado na região Norte do Brasil, programado para o período de 10 a 21 de novembro deste ano.
“O setor de transporte rodoviário regular de passageiros, representado pela ABRATI, tem expertise na realocação estratégica de frota para atender demandas extraordinárias associadas a eventos sazonais de grande porte e está totalmente preparado para absorver o potencial aumento desse momento de tanta relevância para o clima e a região amazônica”, assegura a empresária e conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), Letícia Pineschi.
“Nossas empresas conhecem a região, suas estradas e mantêm uma operação estruturada, segura e acessível em termos de tarifas aos viajantes que necessitam de transporte para chegar ou sair de Belém", diz Pineschi.
Desde que a capital paraense foi escolhida para a convenção mundial do clima, as companhias passaram a acompanhar os dados da movimentação de pessoas e se dedicam a redesenhar rotas, mobilizar veículos e preparar colaboradores para atender os milhares de visitantes que devem começar a chegar a Belém a partir da segunda quinzena de outubro próximo.
A aguardada alta de demanda de passageiros vai encontrar oferta suficiente de transportes, serviços de atendimento nas agências de vendas e veículos preparados para as estradas em diversas rotas até Belém, além da retaguarda contingencial em garagens e serviços mecânicos.
"A região é reconhecida por abrigar significativo contingente de operadores rodoviários não autorizados e irregulares, cuja atividade representa uma concorrência desleal frente às empresas regulares que atuam em conformidade com as normas trabalhistas, fiscais e regulação. Contudo, tendo os olhos do mundo inteiro voltados para a localidade, estou certa que haverá um reforço intenso na fiscalização", reforça a representante da Abrati.
Quadro de redução de emissão de carbono
Comparativo de emissões de CO₂ por passageiro (Europa e estudos internacionais):
Ônibus rodoviário: ~ 27 g CO₂/pax.km
Avião doméstico: ~ 255 g CO₂/pax.km
Carro individual (1 passageiro): ~ 171 g CO₂/pax.km
(Fonte: Agência Europeia do Meio Ambiente – EEA, 2023; IPCC; relatórios UITP e IRU)
Dados da operação rumo a Belém - COP 30 de transporte regular
● Empresas regulares interestaduais que atendem Belém: 12;
● Linhas regulares que atendem a capital 282;
● Total de horários ofertados na malha padrão para a região: 9.979;
● Projeção de aumento de demanda para a COP 30: 40% (estimativa de crescimento a partir da segunda quinzena de outubro);
● Regiões com maior potencial de emissão de passageiros por ordem de grandeza: centro oeste, nordeste e sudeste.

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