No último dia 3 de maio, o empresário Sebastião Abritta completou 52 anos de vida em meio a uma fase marcante de sua trajetória profissional: a presidência do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF)
À frente de uma entidade que representa mais de 30 mil lojas de rua e shoppings no DF — e que emprega cerca de 120 mil pessoas — Abritta tem como metas prioritárias o fortalecimento da economia, a geração de empregos e renda, e a redução da carga tributária.
O aniversário do líder empresarial foi marcado por grande repercussão: Abritta recebeu centenas de mensagens em seu WhatsApp, além de ligações de empresários, políticos e jornalistas que fizeram questão de parabenizá-lo e reconhecer seu trabalho em defesa do comércio local.
“Sebastião Abritta é um líder comprometido com o desenvolvimento do comércio e da economia do Distrito Federal. Sua trajetória é marcada pelo trabalho sério, pela sensibilidade social e pela capacidade de diálogo com os diversos setores. Tenho orgulho de tê-lo como amigo e parceiro nas causas que movem o setor produtivo. Parabéns, Abritta, pelos 52 anos de vida e pela dedicação incansável ao fortalecimento do nosso varejo”, afirmou Leonardo Ávila, presidente do Codese-DF.
“Temos um grande desafio pela frente: trabalhar pela recuperação plena do comércio que, desde o início da pandemia em 2020, viu o fechamento de 1.850 empresas no DF, o que motivou a demissão de oito mil pessoas. É uma questão social e econômica que requer a sensibilidade de todos", destacou o presidente.
Mineiro da cidade de Dona Euzébia, Abritta chegou a Brasília em 1987 com espírito empreendedor e encontrou no comércio o caminho para sua vida profissional. Com mandato até 2026, ele pretende ampliar a influência do Sindivarejista nas decisões que impactam o setor varejista. “O setor precisa ter mais voz, respeitabilidade e ressonância”, afirma.
Entre os seus principais planos estão o fortalecimento do comércio local, a atração de grandes empresas varejistas para o DF e a promoção da fusão de entidades patronais com atuação semelhante, com o objetivo de ampliar a força do setor. Abritta também defende a criação de linhas de crédito para lojistas e a presença efetiva do sindicato em todas as cidades-satélites.
A modernização da entidade também está na pauta: ele quer aproximar ainda mais o Sindivarejista dos empresários por meio das redes sociais, promover palestras online com especialistas do setor e lançar o Sindivarejista Jovem, projeto voltado à formação de uma nova geração de empreendedores.
“Com mais participação e ação contínua, conquistaremos mais influência e força política. Essa é a principal receita para a defesa não só dos varejistas, mas de todo o setor produtivo”, reforça.
Sebastião Abritta também pretende implantar ações práticas de apoio aos lojistas, como a produção de materiais promocionais para datas comemorativas, campanhas institucionais e orientação técnica. Segundo ele, o objetivo é transformar o comércio do DF em um setor mais forte, representativo e competitivo.
O aniversário de Sebastião Abritta simbolizou, assim, não apenas uma data especial em sua vida, mas também um momento de renovação e entusiasmo para o varejo brasiliense.
Tags
# isso é BRASÍLIA




.png)