Nova norma da ABNT estabelece requisitos para acessibilidade digital; Acessibilidade digital ainda é desafio em Brasília

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou nesta terça-feira (11), na sede do Google em São Paulo, a norma técnica ABNT NBR 17225, que define padrões para tornar sites e aplicações Web mais acessíveis. Coordenado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br|NIC.br), o documento estabelece requisitos para eliminar barreiras de navegação enfrentadas por pessoas com deficiência ou outras limitações.

Menos de 3% dos sites brasileiros seguem padrões de acessibilidade, segundo o Movimento Web para Todos, um reflexo também observado em Brasília, onde diversos serviços públicos ainda apresentam dificuldades de navegação para pessoas com deficiência. A nova norma busca reverter esse cenário ao reunir diretrizes atualizadas sobre interação por teclado, uso de cores, formulários e outros aspectos fundamentais.

“Esta norma é um marco para o Brasil. Ao compilar os mais atuais padrões mundiais para acessibilidade digital, nos coloca à frente de outros países e facilita a implementação dos requisitos internacionais”, destaca Reinaldo Ferraz, gerente de projetos no Ceweb.br|NIC.br.

O conteúdo da ABNT NBR 17225 pode ser consultado gratuitamente em https://abnt.org.br/normalizacao/normas-publicadas/.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper