O comércio varejista do Distrito Federal encerrou 2024 com um desempenho superior à média nacional, registrando crescimento de 5,8% no acumulado do ano, segundo dados do IBGE. No mesmo período, o varejo ampliado avançou 4,7% no Brasil. No comparativo mensal, o DF também se destacou, com alta de 4,5% em relação a novembro, evidenciando a força do setor na capital.
![]() |
Fonte: Unsplash |
Conforme os dados mais recentes, na passagem de novembro para dezembro, 20 das 27 unidades da federação apresentaram retração nas vendas do comércio varejista. No entanto, o Distrito Federal registrou crescimento nesse indicador. Já no varejo ampliado, 19 estados registraram queda, enquanto o DF figurou entre as oito unidades da federação com crescimento, apresentando variação positiva de 3,1%.
“O desempenho do varejo brasiliense demonstra a resiliência e a força do setor na nossa região. Segundo os dados do IBGE, o DF esteve entre os sete estados com resultados positivos para o comércio em dezembro. Esse resultado reforça a importância do comércio local na geração de empregos e no desenvolvimento econômico do Distrito Federal”, destaca Eduardo Rodrigues, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF.
Os números reforçam o dinamismo do varejo brasiliense e sua capacidade de recuperação diante dos desafios econômicos, consolidando o setor como um dos motores do desenvolvimento local.
Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira, da 13/2, as vendas no comércio no país como um todo fecharam o ano de 2024 com a maior alta registrada desde 2012. “A força do varejo brasileiro e brasiliense é indiscutível e a nossa luta é para valorizar e apoiar lojistas na dura tarefa do empreendedorismo”, conclui o presidente.
Confira outros dados em: https://cdldf.com.br/panorama-do-comercio/