Dia Mundial da Alfabetização tem destaque na Capital Federal com Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs em parceria com a Estácio

 






Considerado um dos mais importantes pilares da vida humana, o conhecimento torna-se uma bagagem essencial para o desenvolvimento pessoal. Valorizar esse direito é a grande preocupação do Instituto Yduqs e da Estácio, que oportunizam o direito de aprender com o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A iniciativa tem continuidade em um momento importante para a educação global, com a chegada do Dia Mundial da Alfabetização, celebrado no próximo dia 8 (domingo). 

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda tem 9,3 milhões de analfabetos. Desse grupo, 8,3 milhões têm mais de 40 anos. 

Esse número é preocupante. São quase 10 milhões de brasileiros que ainda não foram alfabetizados. A coordenadora de pedagogia e do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Estácio Brasília, Cecília Vieira, explica como tem sido a sua experiência no projeto. “É um programa que tem a intenção de oferecer aos alfabetizandos uma perspectiva crítica da vivência em sociedade por meio do reconhecimento das letras, tanto nas funções básicas do letramento como no conhecimento matemático. Para, além disso, é uma experiência de aprendizado de vida, nesta relação de ensino e aprendizagem.”, destaca. O programa visa acolher alunos que não foram alfabetizados em idade escolar, com ênfase na afetividade e sensibilidade, explica a coordenadora. 

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, já iniciou nesse segundo semestre de 2024. O programa é gratuito e inclui todo o material didático necessário. Para quem tiver interesse em participar, as aulas acontecem no Centro Universitário Estácio em Taguatinga, às quintas e aos sábados. 


Sobre o Programa de Alfabetização 

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs é uma iniciativa de impacto social que busca combater o analfabetismo e promover a cidadania. Lançado em 2018, o programa utiliza uma metodologia própria que já alfabetizou mais 1700 pessoas. Em parceria com a Estácio, a iniciativa é oferecida gratuitamente em 15 campi da instituição, localizados em diversos estados, incluindo Amazonas, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e o Distrito Federal. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3, 4 e 10 da ONU, a ação conta com cerca de 70 alfabetizadores comprometidos em promover a inclusão e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Saiba mais em institutoyduqs.com.br/alfabetizacao  
 
SERVIÇO 
Informações na unidade Estácio Brasília: Pistão Sul Taguatinga/DF 
Contato: 61 981751489

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper