Uma prática física que tem ganhado mais adeptos é o pilates. Além de promover vários benefícios ao corpo, a técnica promove o equilíbrio do corpo e da mente. Mas a rotina corrida de muitos compromissos nem sempre permite tirar um tempo para ser acompanhado em um estúdio por um profissional.
Por isso, a atividade também pode ser praticada em casa com a mesma eficácia, é o que garante Dayse Lima Rodrigues instrutora de pilates e aluna do curso de fisioterapia da Estácio Brasília.
Segundo ela, é possível aderir ao pilates em casa com o auxilio de alguns acessórios, e até mesmo usando uma parede como suporte. Mas como qualquer outra atividade física requer alguns cuidados e é sempre melhor fazer com acompanhamento de algum profissional. Fazer pilates em casa é uma boa escolha para sair do sedentarismo.
Dayse explica que a atividade traz diversos benefícios, dentre eles: melhorar a resistência corporal, a flexibilidade muscular, ajuda na diminuição de dores crônicas, ajuda na diminuição de doenças psicológicas como ansiedade e depressão, melhora a postura, ajuda na respiração, melhora o equilíbrio e ajuda no ganho de força.
Sem contraindicação, a prática pode ser realizada independente de idade ou nível de condicionamento corporal. Idosos, adolescentes, crianças, mulheres grávidas, pessoas em fase de reabilitação ou desordem postural. E ainda pode ser usado como prevenção e tratamento de lesões.
Geralmente em casa é usado o método de MAT Pilates. O MAT Pia execução da técnica, um colchonete e uma almofada são suficientes para realizarmos a atividade com excelência em casa.
A coordenadora do curso de fisioterapia da Estácio Brasília, Débora Cangussu alerta: “Sempre lembrando que o método deve ser aplicado por profissionais capacitados, para proporcionar todos os benefícios que ele pode trazer para sua vida!”.
Serviço: Já pensou em fazer pilates em casa? Saiba os benefícios!
Tags
# isso é BRASÍLIA