Sedentarismo pode causar problemas cardiovasculares e outras doenças

 

De acordo com Professor Gilulliano Gardenghi, Coordenador Científico do Hospital Encore, a prática de atividade física regular reduz o risco de doenças cardiovasculares e promove a qualidade de vida e longevidade



 


A falta de atividade física reduz o metabolismo e prejudica o funcionamento do organismo, podendo ocasionar várias doenças como câncer, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. No mês de março,  comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. A ideia é conscientizar a sociedade dos riscos do sedentarismo para a saúde e para a qualidade de vida das pessoas.

 

As condições da vida moderna induzem ao sedentarismo. O trabalho diário em escritórios ou em casa, o acesso à alimentação e locomoção por meio de aplicativos e outras facilidades fazem com que as pessoas se movimentem pouco, o que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e de outras patologias, explica o Professor Giulliano Gardenghi, coordenador científico do Hospital Encore, em GO. Por isso é importante que as pessoas procurem gastar energia se movimentando no seu cotidiano, fazendo pausas para se alongar, usando escadas ao invés de elevadores, se deslocando a pé para lugares próximos, defende o professor. “É importante compreender que uma pessoa que se movimenta mais, vive mais. Em média, uma pessoa que faz atividade física regular vive oito anos a mais do que quem não faz”, destaca.

Giulliano Gardenghi, coordenador científico do Hospital Encore, em GO.

 
“É importante compreender que uma pessoa que se movimenta mais, vive mais. Em média, uma pessoa que faz atividade física regular vive oito anos a mais do que quem não faz”. 

O ideal para combater o sedentarismo é incluir na agenda de 90 a 150 minutos por semana de atividade física moderada, com acompanhamento profissional de fisioterapeuta ou educação física, defende Gardenghi. Ele destaca ainda que a prática regular de atividade física traz benefícios para a saúde mental do individuo evitando o estresse e a ansiedade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper