Reúso de recursos hídricos: Necessidade de conscientização no Dia da Água

 

O reaproveitamento pode gerar uma economia de até 60% para as empresas e residências

O mês é marcado pelo Dia Mundial da Água (22/03) e com isso, aumenta-se a discussão em torno de práticas sustentáveis para a preservação dos recursos hídricos, inclusive as relacionadas com tratamento e reutilização de água.

Segundo dados do Manual de Usos Consuntivos da Água do Brasil, o país possui elevado consumo hídrico, e estimativas são que até 2030 o uso de água deverá aumentar em 24%, superando a marca de 2,5 milhões de litros por segundo. No entanto, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) em estudo realizado em 2018, afirma que menos de 1% da oferta de água no país provém de reúso de efluentes tratados.

Mesmo com um número tão baixo de reutilização de água no país, nota-se uma procura por parte de muitas empresas, indústrias e residências (especialmente condomínios) que querem optar por uma escolha viável, reduzindo os custos operacionais e promovendo a preservação do meio ambiente, construindo uma imagem comprometida com a sustentabilidade.

Para o Diretor Técnico Industrial da Fluid Feeder, Francisco Oliver, a busca por alternativas sustentáveis no tratamento da água está em crescente e envolve bons motivos: “Existem diversos benefícios ao usar a água de reúso, além da própria economia e da sustentabilidade ambiental. Ao aproveitar fontes desse tipo, você reduz a pressão dos recursos hídricos locais, proporcionando eficiência operacional e um fornecimento mais amplo da água para outros lugares”.

Ainda segundo Oliver, “o reaproveitamento de água pode gerar uma economia de até 60%, tornando evidente o potencial econômico e ambiental dessa prática”.

Além do método de reúso através de equipamentos, uma opção muito viável para as residências é o aproveitamento de água da chuva, podendo ser captada de forma simples através de baldes e utilizada em atividades domésticas (lavar a casa, calçadas, veículos), irrigação de plantas, destinar para a descarga nos banheiros através de um sistema também traz um retorno significativo para as residências.

A Fluid Feeder disponibiliza tecnologias de equipamentos e serviços para tratamento de água, oferecendo soluções avançadas em diversos setores, proporcionando uma elevada clarificação da água, garantindo sua utilização em diversos processos sem causar danos aos equipamentos. Além disso, o sistema elimina completamente resíduos líquidos para o descarte, garantindo uma operação ambientalmente responsável. www.fluidfeeder.com.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper