Imóveis ganham nova apresentação com pequenas modificações nas paredes

Crédito: Yticon/ Divulgação

Detalhes como pinturas, boiseries e outras técnicas são capazes de transformar a decoração de um ambiente

De tempos em tempos, as pessoas sentem vontade de dar "outra cara" para o lugar onde vivem, nem que seja apenas mudar algum detalhe da decoração interna da casa ou do apartamento. O mais comum é que substituam móveis ou troquem objetos e itens decorativos. Mas, outra alternativa muito eficaz - e prática - é repaginar uma parede, ou várias, de um ambiente. De acordo com a arquiteta dos apartamentos decorados da  construtora Yticon, Cristina Cardoso, apenas com a mudança de cor já é possível obter um cômodo totalmente diferente. “Além de essenciais para a proteção e durabilidade do acabamento das paredes, a pintura é uma forte aliada na decoração, sendo um dos itens mais procurados pelos moradores. Com o passar dos anos, foi surgindo uma infinidade de cores e texturas capazes de resultar em temáticas diversas”, diz.

Segundo Cristina, com o lançamento de novos produtos no mercado, portanto, surgiram novas técnicas e aplicações, como o uso de cores impactantes no teto, saindo do padrão de usar a tonalidade branca. “Tetos coloridos deixam o ambiente mais vibrante, moderno e surpreendente." Mas, para quem não se sente confortável em ambientes com muita cor, ela recomenda iniciar dando destaque para uma única parede, aplicando uma cor que agrade ao morador ou que se harmonize fácil com outras cores presentes no cômodo. “Os tons de cinza, verde, azul e as variações de bege são bem indicados nesse caso, pois, geralmente, se sobressaem bem com outras cores. Não são chocantes ou ousadas, mas desde que tenham essa base mais “fechada” ou acinzentada”, diferencia a arquiteta, acrescentando que as cores neutras com pigmento acinzentado deixam o ambiente com um toque sofisticado e ar de seriedade.

Pinturas artísticas

As técnicas de pinturas artísticas exigem destreza, referências e pesquisas para obter um bom resultado. Segundo a decoradora, é possível até mesmo substituir papéis de parede ou outros revestimentos. “Esse tipo de pintura, em geral, é feita por profissionais especializados, já que são utilizados itens como moldes, gabaritos e decalques que auxiliam no trabalho artístico mais refinado.” Nesse rol de opções, há uma série de aplicações que vão de formas geométricas a desenhos abstratos. Mas é preciso lembrar que folhagens e flores também ganharam visibilidade na decoração. Dependendo do ambiente, ainda pode ser desenhada e pintada uma imagem, uma figura que ocupe boa parte da parede ou desenhos no estilo grafite, expressão artística urbana muito utilizada em espaços públicos.

Boiserie e Arte Infantil

Boiserie consiste em inserir molduras de diferentes formatos na parede para dar um toque de elegância e sofisticação ao ambiente. Embora seja uma técnica tradicionalmente associada a ambientes clássicos, hoje em dia é possível aplicá-la em espaços contemporâneos, tanto em áreas sociais como privadas. De acordo com Cristina, os materiais mais utilizados para as molduras são o gesso, a madeira e o poliestireno, que são resistentes, duráveis e versáteis. “Além disso, há a opção de criar molduras com filetes de MDF ou ripas de madeira, com acabamento em pintura. Outra possibilidade interessante é a aplicação de adesivos com um barrado de proteção, que podem ser complementados com acabamento boiserie”, sugere.

No caso de ambientes para crianças, ela comenta que existem tintas com acabamentos e colorações laváveis, e que são práticas e seguras. “Nesse sentido, também dá para utilizar a técnica da “pintura lousa”, permitindo que as crianças possam criar desenhos com giz colorido ou branco. Esse tipo de interação estimula a criatividade e a imaginação, habilidades importantes nessa fase”, explica. Na lousa, além das brincadeiras, os pais podem usar para lembretes e tarefas a serem cumpridas pelos pequenos. Apesar de lúdica, a técnica não precisa ficar restrita aos ambientes infantis, podendo ser aplicada em quartos modernos ou outros espaços, caso o desejo seja ter um espaço criativo e despojado. Usando o lettering, por exemplo, que é a arte de desenhar letras como se fossem formas ou símbolos, é possível combinar diferentes estilos, tamanhos e cores.

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há 14 anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, além de Campinas, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 6,2  mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 612 mil metros quadrados de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br.



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper