Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista

Hall de entrada do empreendimento Noah, em Maringá (PR)
Divulgação Grupo A.Yoshii

Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios

Não é de hoje que os halls de entrada são valorizados nas edificações. Há registros de que, já no século 18, esses espaços eram planejados nas construções visando proteger o interior dos castelos contra possíveis invasões. 

Com o passar do tempo, o hall de entrada passou a ser visto também como ambientes sociais, evoluindo no mesmo compasso da arquitetura moderna. O mobiliário, a valorização do pé-direito, a biofilia, assim como a combinação de elementos estruturais, iluminação e tecnologia aplicada ao controle de acesso, são alguns dos recursos que os arquitetos utilizam para dar boas-vindas aos visitantes.

A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Ana Paula Pimentel, destaca que esses ambientes devem harmonizar-se com o estilo arquitetônico do empreendimento e transmitir  uma sensação acolhedora e receptiva aos visitantes e moradores. 

“O hall de entrada é um espaço de transição e pode revelar muito sobre o empreendimento. Cada vez mais, esse ambiente recebe uma atenção especial porque reflete o luxo e a sofisticação dos empreendimentos. Eles são a prova de que o charme começa pela porta de entrada”, afirma. 

Veja algumas ideias para halls de entrada, inspirados nos empreendimentos de alto padrão da A.Yoshii:

  1. Recepção à luz natural (Noah - Maringá)

“Além do aspecto sustentável, ao minimizar o uso da iluminação artificial, a eficiente incidência da luz natural pode valorizar o hall de entrada, criando efeitos estéticos com o jogo de luzes e sombras”, explica. No hall de entrada do empreendimento Noah, em Maringá (PR), a abundante iluminação natural é destacada pela fachada de vidro, que harmoniza-se com o paisagismo externo. Essa interação  contribui significativamente para a sensação de bem-estar e receptividade  no ambiente.  

  1. Conexão com a natureza (Etherea - Curitiba)

A biofilia, termo que significa “amor às coisas vivas”, ganhou destaque nos últimos anos e passou a ser incorporada em diferentes ambientes dos edifícios, como no lançamento Etherea, no Ecoville, em Curitiba (PR). O hall de acesso ao empreendimento está ligado a um corredor a céu aberto, envolvo por paisagismo. Nesse espaço, o espelho d´água e as formas arredondadas do mobiliário, alinhadas ao projeto arquitetônico, conferem uma atmosfera de tranquilidade, conforto e sofisticação. 

  1. Combinando elementos (RF Home - Londrina)

Na arquitetura moderna, a madeira é valorizada por sua capacidade de adicionar versatilidade e requinte aos espaços, tornando-se essencial para compor diferentes ambientes e harmonizar com outros elementos. No hall de entrada projetado para o RF Home, em Londrina (PR), a madeira predomina, complementando-se perfeitamente com o paisagismo e o projeto luminotécnico. “A madeira tem ganhado destaque em todos os espaços da casa, incluindo os halls de entrada. Além do seu apelo estético, ela transmite uma sensação de acolhimento e contribui para a ampliação visual dos ambientes”, comenta a arquiteta. 

  1. Imponente e com personalidade (Icon - Campinas)

No projeto do lançamento Icon, em Campinas (SP), o hall de entrada foi projetado para impressionar e refletir a personalidade do projeto residencial de alto padrão. O pé-direito alto é destacado nesse ambiente, que apresenta  uma composição de linhas horizontais e configuração geométrica. Os tons sóbrios complementados pelo mobiliário de formas arredondadas e leves.

 

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há 58 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshiiengenharia.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper