Risco x Custo Equilibrado: O Papel Vital do Contador para as Pequenas e Médias Empresas

 

Camilla Natividade*

Os riscos e custos que envolvem o mundo das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) são inevitáveis, mas quando esses dois fatores são esperados - e por isso, planejados e mensurados - a agilidade e eficiência para tratá-los são mais assertivas, adaptando-se aos resultados e se preparando melhor, para então, focar nos próximos passos, seja para expansão e/ou na rentabilidade esperada. 

Mas para que essa fórmula de fato funcione, é crucial a presença de um contador para potencializar os negócios e indicar – com base em dados sólidos – a melhor direção para que a empresa adquira excelência operacional e prosperidade financeira.

Para contextualizar bem o sentido do texto, segue um exemplo de uma empresa que entendeu que o papel do contador vai muito além do que “apenas administrar processos financeiros”:

Para pequenas e médias empresas, como a fictícia ‘InovaTech Soluções’, a assimetria da informação pode ser um grande obstáculo. Ela não apenas aumenta o risco de negócios, mas também impacta o custo do dinheiro. Neste contexto, o contador emerge como uma figura-chave para equilibrar esta balança de informações.

Na ‘InovaTech Soluções’, a equipe de gestão enfrentava desafios decorrentes da falta de informações completas e precisas. Esta lacuna de informações sobre a própria empresa elevava o risco nas decisões estratégicas e aumentava o custo do capital, afetando as condições de financiamento.

A solução veio com a valorização do papel do contador não apenas como um profissional de números, mas como um estrategista capaz de equalizar a assimetria da informação. Ao fornecer análises financeiras detalhadas e interpretações claras das tendências de mercado, o contador ajudou a ‘InovaTech’ a tomar decisões assertivas e a apresentar um panorama financeiro sólido para investidores e credores.

Esse papel do contador é crucial na garantia de que o risco conhecido seja o risco assumido. Ao assegurar transparência e precisão nas informações, o contador ajuda os sócios da ‘InovaTech’ a entenderem e gerenciarem melhor os riscos, alinhando as expectativas com os investidores e assegurando um retorno adequado sobre os investimentos.

O caso da ‘InovaTech Soluções’ destaca a importância do contador na gestão de PMEs. Equilibrar a assimetria da informação não é apenas uma questão de ter os dados certos, mas de interpretá-los corretamente e utilizá-los como base de insumos para decisões estratégicas. O contador, nesse cenário, não é apenas um coadjuvante, mas o eixo central que assegura a transparência e o gerenciamento eficaz dos riscos, vital para o sucesso e a estabilidade financeira da empresa.

Vale reforçar que a função do contador como um elemento decisivo na gestão de informações, riscos e decisões financeiras nas PMEs, é destacado por sua importância na obtenção de um financiamento vantajoso e na garantia de transparência para os investidores por exemplo.

 

*Camilla Natividade é uma líder e estrategista com vasta experiência em operações financeiras, contabilidade gerencial e análise financeira. Como Founder e CEO na ContábilHub, desempenha um papel fundamental na condução do sucesso da empresa, proporcionando soluções inovadoras, estratégias eficazes e aceleração de resultados. 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos