Dengue pode causar problemas oculares e até a perda da visão, alerta oftalmologista

  

O Brasil está enfrentando uma crise de saúde pública devido ao surto de dengue, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O país já registrou 100 mortes por conta da doença. No Distrito Federal, o número de casos prováveis chegou a 81.408 e, no total, 38 pessoas foram a óbito. 


A dengue, caracterizada por sintomas como febre alta, fortes dores de cabeça e dores articulares e musculares, também pode se manifestar nos olhos, alerta a Dra. Juliana Lasneaux, oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos. Pacientes com dengue podem apresentar dor atrás dos olhos e fotofobia, além de possíveis impactos graves na saúde ocular. "Como na dengue pode haver queda das plaquetas, em casos graves, pode haver hemorragia dentro do olho. Isso pode levar a perda temporária ou até mesmo permanente da visão", adverte a especialista.


A médica ressalta que, embora os problemas oculares sejam mais comuns nos casos de dengue hemorrágica, é crucial que todas as pessoas diagnosticadas com a doença estejam atentas em relação a possíveis complicações visuais.


Dada a gravidade da situação, a Dra. Lasneaux destaca a importância de procurar um oftalmologista em caso de turvação visual e enfatiza a necessidade de manter-se hidratado. 


Prevenção contra a dengue 

Para evitar a propagação da dengue, é essencial impedir a reprodução dos mosquitos transmissores da doença. Isso inclui eliminar água parada em possíveis locais de criação, como vasos de plantas, pneus e recipientes. Além disso, é recomendado vestir roupas que cubram a pele durante o dia, quando os mosquitos estão mais ativos, e utilizar repelentes, bem como inseticidas e mosquiteiros, que são eficazes não apenas contra a dengue, mas também contra outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, como zika e chikungunya.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper