Como ter mais lucratividade e produtividade na advocacia

 


“Precificação de honorários e controladoria jurídica na prática” é o novo livro da pioneira da metodologia da formação de preços na advocacia

Entra ano e sai ano a dúvida de advogados e também de empresários dos mais diversos setores é a mesma: como ter mais lucro e ser mais produtivo? Esta é uma das perguntas que a pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia, Beatriz Machnick, que também é especialista em Controladoria e Finanças e mestre em Governança e Sustentabilidade, responde no seu quarto livro, “Precificação de Honorários e Controladoria Jurídica na Prática”.

Desta vez, em parceria com a advogada Paloma Tavares, Beatriz dá o passo a passo para que os escritórios de advocacia realmente tenham mais lucratividade e produtividade, e mostra que esse processo não diz respeito somente ao dinheiro e sim a uma mudança real de comportamento no dia a dia.

O primeiro capítulo do livro, por exemplo, já traz 6 passos práticos para ter mais ordem, leveza e prosperidade em um escritório: 

 

1-Gestão do Tempo: essencial, segundo a especialista, para que você cumpra a sua agenda e não somente a agenda dos outros. A dica aqui é estabelecer regras e limites para que você termine o seu dia com a sensação de que está cumprindo um propósito.

 

2-Gestão das emoções: saber quando está sobrecarregado, por exemplo, e ter humildade para pedir ajuda.

 

3- Preparação: refletir sobre quais preparações ajudam na sua jornada e ter consciência de que ela tem que ser diária. O que não faz mais sentido pra você no dia a dia?

 

4- Organização: o primeiro cuidado é ter hora de começar a trabalhar e hora para terminar. Machnick lembra que “o trabalho faz parte da nossa vida, ele não pode ser a nossa vida”.

 

5- Estruturação de função, tarefas e produtividade: a definição correta das funções de cada um no escritório é essencial para a produtividade. Sucesso, segundo a especialista, não é trabalhar muito, mas trabalhar de forma certa.

 

6 - Rede de Apoio: nesse caso, a dica é que o advogado peça e aceite ajuda para conseguir uma rede de apoio. Mesmo com a dificuldade de conseguir mão de obra, Machnick ressalta a necessidade de fazer alinhamentos constantes para que a equipe esteja integrada e ajude realmente no aumento da produtividade do escritório.

 

Além das dicas neste quarto livro, Beatriz propõe fórmulas para formar preço também em seus outros três livros publicados sobre o tema: “Gestão financeira na Advocacia – Teoria e Prática”, “Honorários Advocatícios” e “Valorização dos Honorários Advocatícios”.

 

Mais informações estão disponíveis no link https://comunidademac.com.br/lucratividade-produtividade-2024

 

*Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e presença nos 26 estados do Brasil. Pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia com a tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos