O Paisagismo no 'HOME' e no 'OFFICE'

 

Milena Fabbrini*

O contato com a natureza tem papel fundamental para a manutenção da nossa qualidade de vida e o paisagismo se torna o instrumento perfeito para levar esse benefício aos ambientes construídos.

O tão falado ‘home office’ alavancou a busca por espaços mais saudáveis e com a pandemia, os benefícios do paisagismo se tornaram bastante notórios. Durante a pandemia, em contato com outros profissionais da área, muitas vezes presenciamos o esgotamento do estoque nos Gardens Centers devido à alta procura.

Alguns dos benefícios que o contato com a natureza através do paisagismo tem a oferecer vão desde o combate ao estresse, ansiedade e depressão, integração do ambiente interno x externo, aumento de produtividade, melhoria do conforto térmico acústico até a criação de espaços de lazer e convivência.

Recordo-me de alguns casos de alunos meus de cursos do Senac de Técnico de Paisagismo e Qualificação Profissional de Jardineiro que iniciaram seus estudos como forma de elemento terapêutico no tratamento da depressão e me relataram melhora e até casos de “alta” médica por conta do convívio com a natureza que as aulas ofereciam.

Essa constatação só nos reafirma o que já sabemos: precisamos do contato com a natureza para manutenção do nosso equilíbrio físico e mental.

Prova que há uma crescente significativa em inserir a natureza no ambiente de trabalho é que em grandes ou pequenos escritórios que aderiram ao retorno presencial ou mesmo híbrido, notamos uma tendência por busca de espaços mais humanizados e a inserção do paisagismo sempre se faz presente, alinhando projetos corporativos com o tão falado Design Biofílico.

Aumento que se vê também em muitas incorporadoras que têm implantado ambientes de “coworking” em seus empreendimentos residenciais, refletindo essa nova dinâmica de trabalho remoto ou híbrido. E, tendo as pessoas mais tempo em casa, o paisagismo vem agregando cada vez mais valor a esses espaços de uso comum.

Sim, há importância do paisagismo no ambiente residencial e corporativo ou nos dois se o trabalho for em formato ‘home office’. Mente sã, corpo são e trabalho mais produtivo tudo proporcionado pela natureza e a inserção dela nos nossos espaços.

 

*Milena Fabbrini é arquiteta, formada em Design de Interiores e pós-graduada em Arquitetura da Paisagem. Com mais de 10 anos de experiência, desenvolve projetos paisagísticos nas mais diversas esferas (empreendimentos, corporativos, comerciais e residenciais). Já atuou como docente no SENAC-SP, no curso técnico de Paisagismo, Qualificação Profissional de Jardineiros.

 

 

 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos