Videocast CBN Tecnologia Segura estreia com debate sobre cibersegurança no Brasil

  

Crédito: Alexandre Di Paula



O jornalista Rodrigo Bocardi recebe representantes da EY, Febraban e Tecnobank para um bate-papo sobre os desafios de uma internet segura e a importância da proteção de dados

Os dois primeiros episódios do videocast CBN Tecnologia Segura, produção apresentada pelo jornalista Rodrigo Bocardi, falaram sobre os desafios de uma internet segura no Brasil, com a participação de Adriana Saluceste, diretora de Tecnologia e Operações da Tecnobank; Adriano Volpini, diretor do Comitê de Segurança Cibernética e de Prevenção a Fraudes da Febraban; e Demetrio Carrión, sócio-líder de Cibersegurança da EY.

Além de abordar a necessidade de constante aprimoramento da segurança em operações digitais para usuários que utilizam aplicativos e ferramentas dos setores bancário e financeiro, os convidados frisaram a relevância de empresas e órgãos públicos transacionarem dados com instituições que cumpram as normas da LGPD, a fim de colaborar com a maturidade do ecossistema de segurança cibernética brasileiro. "É fundamental buscar parceiros de negócios que possuam uma governança adequada e que atenda à legislação. Mais do que assegurar conformidade e uma boa gestão de ricos, essa postura garante a responsabilidade das empresas referente a questões pecuniárias e, sobretudo, sua reputação perante o mercado", afirma Carrión.

Volpini observa que estabelecer tais padrões de segurança é essencial para possibilitar segurança às operações, aos clientes e, principalmente, ao próprio negócio e a toda sua cadeia. “À medida que passamos a adotar e a cobrar, entre nós, que esses padrões estejam implementados, a maturidade da nossa cibersegurança aumenta. Afinal, se é um padrão adotado no cenário nacional, o país cresce em relação à proteção de dados e à segurança digital como um todo”, aponta.

Adriana complementa citando a importância de as empresas adotarem as melhores práticas de governança cibernética tanto na rotina de trabalho como na cultura da organização. “Hoje, além da ISO 27001, de Segurança da Informação, há a ISO 27701, certificação que atesta a qualidade e a robustez dos sistemas e recursos responsáveis por garantir a privacidade e a proteção dos dados transacionados”, comenta. De acordo com a diretora de Tecnologia e DPO da Tecnobank, quando implementadas de forma eficaz, essas práticas contribuem para a criação de uma cultura organizacional sólida e para a construção da confiança dos investidores, clientes e outras partes interessadas na organização.

O CBN Tecnologia Segura recebe semanalmente especialistas e executivos de diferentes segmentos para debater temas relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inteligência artificial, segurança da informação e demais perspectivas sobre como a cibersegurança pode agregar aos setores de veículos, bancário, financeiro e de saúde. Com oferecimento da Tecnobank, o videocast já está disponível em todos os canais da Rádio CBN, como site, aplicativo, YouTube e plataformas agregadoras de conteúdo em áudio e vídeo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper