BRB transforma a Torre de TV de Brasília no principal ponto turístico da capital

A capital brasileira, conhecida mundialmente por sua arquitetura moderna e pelos traços de Oscar Niemeyer, ganhou mais um motivo de destaque: a revitalização da Torre de TV. A gestão desse ícone da cidade, agora sob os cuidados do Banco BRB, foi fundamental para transformá-lo no melhor local para se visitar na capital


A decisão do Banco BRB de assumir a responsabilidade pela Torre de TV foi vista como um passo estratégico, não apenas em termos de promoção do turismo, mas também como um investimento na cultura e na memória de Brasília. Uma instituição financeira, que tem raízes na cidade, demonstra um comprometimento genuíno na valorização do patrimônio do capital.

Desde o início da nova gestão, o BRB promoveu diversas melhorias na estrutura e nas atividades oferecidas na Torre. Investimentos em infraestrutura, segurança, acessibilidade e a criação de espaços interativos tornaram o local mais atraente para turistas e residentes. Além disso, a introdução de exposições temporárias, eventos culturais e gastronômicos fez da Torre um polo de entretenimento e cultura.

Para os visitantes, a vista panorâmica de Brasília do alto dos seus 224 metros de altura já era um motivo de encanto. Agora, com a revitalização, a experiência se torna ainda mais rica. A Torre de TV passou a oferecer uma visão 360° da história, cultura e belezas da capital, conectando passado, presente e futuro.

A iniciativa também teve resultados positivos na economia local. O aumento do fluxo de turistas na Torre de TV trouxe benefícios para o comércio nas proximidades, gerando empregos e fomentando a economia da região. Comerciantes locais e de serviços têm se beneficiado dessa nova fase da Torre, que se tornou um verdadeiro cartão-postal da capital.

“O BRB tem orgulho de fazer parte da recuperação e reocupação da Torre de TV, um dos principais cartões postais e pontos turísticos de Brasília”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

O Banco BRB, ao assumir esse desafio, não apenas revitalizou um monumento, mas também reforçou seu compromisso com Brasília e seus habitantes. Isso é o BRB que Cuida, uma prova de que é possível unir o setor financeiro e a cultura, criando espaços que refletem a identidade e a história de uma cidade.

Agora, quem visita Brasília tem mais um motivo para se encantar. A Torre de TV, sob a gestão do BRB, tornou-se uma parada obrigatória, um lugar onde a história da capital brasileira é contada em cada detalhe, e onde o futuro se deseja com otimismo e inovação.

Desde que assumiu a gestão da Torre de TV, um dos principais cartões postais de Brasília, o BRB já revitalizou a fonte, o mezanino, o mirante e a feira da Torre, reabertos à população em 2020. Já em setembro de 2023, o Banco BRB entregou o novo Jardim Burle Marx, que passa a integrar o Complexo da Torre de TV, esse novo ponto turístico é composto por dois grandes espelhos d’água, pontes, cascatas, caminhos arborizados e passeios. Também foram instalados equipamentos hidráulicos e elétricos e construídas as casas de máquina e filtros.

"O BRB atua além do papel de um banco tradicional e tem orgulho em participar ativamente do dia a dia da população do Distrito Federal. Estar à frente da gestão da Torre de TV reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico, social e humano", afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

O projeto chamado Corredor Cultural do Banco BRBdeixará a cargo do Banco Público, por 20 anos, a gestão da Torre de TV, da fonte luminosa, da feira de artesanato e do Jardim Burle Marx. Para tanto, o BRB está investindo R$ 40 milhões.

A Torre de TV é um local chave no Distrito Federal pois conta com uma programação cultural que inclui feira de artesanato e barracas com comidas típicas de várias regiões do País. Seu imenso gramado é um convite para dança, música e festivais que ocorrem por lá.

“A Torre de TV estava abandonada quando, em 2019, a gente recebeu a determinação do governador Ibaneis Rocha que atuássemos em conjunto com as secretarias. Começamos numa primeira fase com a revitalização da torre e hoje a gente faz uma das entregas mais importantes, que une a Rodoviária à torre. Num espaço onde nós reconstruímos praticamente tudo”, explicou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.


O presidente do BRB reforçou que a obra também mostra o papel do banco de atuar na cidade oferecendo mais do que produtos e serviços financeiros. “Há quatro anos o governador determinou que a gente se aproximasse da população e pudesse entender e perceber a diferença que é ter um banco que conhece a dinâmica da cidade e que participa da transformação”, comentou Costa. Atualmente, o BRB trabalha em outras duas entregas para o DF: a Escola Técnica de Santa Maria e o Autódromo de Brasília.





Fotos: Renato Alves.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper