Eclipse solar parcial no Brasil: Aproveite o sábado para observar este fenômeno astronômico


No próximo sábado, 14 de outubro, o Brasil terá a oportunidade de observar um eclipse solar parcial. O fenômeno ocorrerá a partir das 15h25, horário de Brasília, e terá duração de duas horas, 29 minutos e 22 segundos.

A maior parte do país verá o eclipse parcial, com a Lua cobrindo uma parte do disco solar. Nos estados da região Norte e Nordeste, será possível ver o eclipse anular, que é quando a Lua está mais distante da Terra e seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol. Nesse caso, será possível ver um anel brilhante ao redor da Lua.

Para observar o eclipse com segurança, é importante utilizar equipamentos adequados, como óculos com filtros solares ou telescópios com filtros solares. A observação do Sol sem equipamentos adequados pode causar danos irreversíveis à visão.

Onde observar

O eclipse solar parcial poderá ser observado em todo o Brasil. No entanto, para ter a melhor visão do fenômeno, é recomendado ir a um local com céu aberto e sem obstáculos.

Para quem mora em Goiânia, o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio estará aberto das 15h às 18h para observação do eclipse. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.

Em Brasília, o Planetário de Brasília também promoverá uma observação coletiva do eclipse. O evento acontecerá na Praça do Cruzeiro, a partir das 14h30. A entrada é gratuita e haverá distribuição de óculos com filtros solares e telescópios para observação do eclipse.

Aproveite esta oportunidade para observar um fenômeno astronômico raro e fascinante!

O eclipse solar anular poderá ser visto de forma parcial e total, neste sábado, 14 de outubro de 2023¹. O fenômeno astronômico acontece a partir das 15h e o dia vai virar noite em parte do Brasil após a Lua encobrir o Sol, formando uma espécie de "anel de fogo" brilhante¹. 

Pessoas que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse do Sol de forma anular¹. Já nos demais estados brasileiros, ele será parcialmente visível¹.

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai promover eventos de observação do eclipse com uso de telescópio solar e filtros especiais. Além disso, o Observatório Nacional vai transmitir o eclipse anular do Sol em uma edição do evento virtual "O céu em sua casa: observação remota". Essa é uma ótima opção para as pessoas acompanharem o evento com segurança.



Com informações da Agência Brasilia, Planetário UFG.
Edição: Emerson Tormann

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper