Câmara de Novo Gama doa terreno para hortas comunitárias e combate a vulnerabilidade alimentar


Câmara e Prefeitura de Novo Gama iniciam Projeto de Hortas Comunitárias em Terrenos Públicos Ociosos para Benefício das Famílias Carentes


Projeto  Terrenos Públicos Ociosos para Benefício das Famílias Carentes
A Câmara Municipal de Novo Gama deu um importante passo em direção ao fortalecimento da agricultura familiar e ao auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade na região. Através de uma ação pioneira, foi doado temporariamente um terreno que futuramente abrigará a sede da própria Câmara, para o desenvolvimento de uma horta comunitária, demonstrando o compromisso da instituição com o bem-estar da comunidade.

O alimento colhido na horta comunitária será destinado a programas de assistência social e distribuído às famílias em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e a promoção de uma alimentação mais saudável para a comunidade.

O terreno, que anteriormente estava ocioso, será transformado em uma horta comunitária situada nas proximidades do presídio local. Essa iniciativa visa não apenas utilizar de forma produtiva uma área subutilizada, mas também fornecer alimentos frescos e saudáveis para as famílias mais necessitadas da região.

Essa ação inovadora torna realidade o Projeto de Lei aprovado por todos os parlamentares da Câmara, de autoria do vereador Paulo Jordão. "Além de fomentar a agricultura local e promover a sustentabilidade, esta iniciativa é um exemplo de como o poder público pode agir de forma proativa em prol do desenvolvimento sustentável e do bem-estar da população", esclareceu o presidente da Câmara de Novo Gama.



No município outro Projeto idealizado pela Secretaria de Agricultura, chamado Horta nas Escolas, foi implementado pela Prefeitura de Novo Gama com o objetivo de utilizar o espaço das Escolas para plantação de hortaliças naturais e inserir os estudantes em debates sobre a importância da educação alimentar e do cultivo de alimentos orgânicos.

No ambiente, há plantação de alface americana, alface crespa, alface roxa, alface lisa, brócolis, acelga, couve-manteiga, cheiro-verde e cebolinha. No terreno doado pela Câmara serão plantadas cerca de 25 mil hortaliças, seus primeiros frutos devem ser colhidos em 45 dias.

"Com ambas as ações, Câmara e Prefeitura de Novo Gama mostram-se comprometidas não apenas com a gestão eficiente dos recursos públicos, mas também com a promoção do acesso à alimentação saudável e a valorização da agricultura familiar, fortalecendo os laços comunitários e melhorando a qualidade de vida da população. A iniciativa certamente serve de inspiração para outras comunidades que desejam promover o desenvolvimento sustentável e o apoio às famílias carentes através de projetos inovadores", concluiu Paulo Jordão.

Com informações da Câmara Municipal de Novo Gama
Fotos: Cleben Lopes

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Comper