Obra do Túnel de Taguatinga avança e trânsito no viaduto da Samdu já está liberado



O governador Ibaneis Rocha (MDB), visitou o local e também adiantou que a liberação da pista sentido Ceilândia-Plano Piloto deve ocorrer até 30 de setembro

Fotos: Marcelo Alves.
 
O trânsito na altura do viaduto da Avenida Samdu foi liberado nesta segunda-feira (1). Com o avanço da obra do Túnel de Taguatinga, foi possível restabelecer o tráfego nesse ponto da cidade, conforme explicou o governador Ibaneis Rocha em visita ao local.

 "É uma visita importante, estamos na fase de construção do pavimento rígido, que é uma das últimas antes da liberação da pista. Segundo o consórcio responsável pela obra, a liberação da pista sentido Ceilândia-Plano Piloto deve ocorrer até 30 de setembro, e a do sentido Plano Piloto-Ceilândia até final de outubro. Até o fim do ano a gente conclui tudo com a entrega do Boulevard. Hoje tem uma parte importante, que é a liberação da Avenida Samdu, então a gente vem aqui para dar uma olhada nessa obra que vai beneficiar muitos moradores de toda essa região", disse o governador Ibaneis Rocha.

Responsável pela liberação do trânsito na Samdu, o secretário de Obras, Luciano Carvalho, destacou o bom andamento dos serviços. "Com a obra, nós bloqueamos os dois lados da cidade, o Sul e o Norte. Nós já liberamos o trânsito na Avenida Comercial, importante porque liberou o trânsito no sentido Norte-Sul, e agora a Samdu no sentido contrário. Isso vai trazendo a normalidade para a cidade e as pessoas retomando as suas rotinas

A magnitude da obra se reflete nos números. Com investimento superior a R$ 275 milhões, ela vai gerar mais de 1,7 mil empregos até a sua conclusão. O túnel vai beneficiar cerca de 135 mil motoristas diariamente e mais de um milhão de pessoas.

Diretor do consórcio responsável pela obra, Rodrigo Magalhães detalhou o que está sendo feito no Túnel atualmente e as próximas etapas. "Estamos trabalhando em ritmo intenso para concluir as últimas lajes da cobertura do túnel, que estão ali no cruzamento da Avenida Comercial. Concluindo essa etapa, a gente finaliza a parte de escavação subterrânea, interligando os dois túneis, o que deve ocorrer daqui a 15 dias", explica.

Ele também falou sobre o acesso ao trânsito na Samdu. "Trabalhamos hoje no viaduto da rampa de descida do BRB após a Samdu e hoje estamos liberando ao tráfego o Viaduto da Samdu. Também atuamos nas estruturas sobre o túnel, finalizando a drenagem e a fase 1 do reaterro para iniciarmos o pavimento sobre o túnel no sentido Ceilândia-Plano Piloto", detalha.
 
Ainda segundo o consórcio, com o andamento da obra, os operários vão concentrar-se na construção do pavimento rígido e, na sequência, na instalação dos sistemas elétrico, de iluminação, de ventilação e de combate a incêndio.
 
Sobre o Túnel de Taguatinga
Iniciada em 20 de julho de 2020, a obra é considerada a maior obra viária do país em andamento. Os recursos são provenientes de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal (CEF).

A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, e oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Essa mudança evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade. Dessa forma, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Do outro lado, quem chega à Taguatinga pela EPTG também passará pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte.
 
As melhorias não se restringem ao trânsito e à mobilidade. A Avenida Central de Taguatinga vai ganhar um boulevard arborizado, com uma paisagem inteiramente nova para a população. O foco será nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão revitalizadas e os estacionamentos ampliados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper