Crianças longe do celular: opções para entreter e ensinar culinária aos pequenos

 Confira dicas práticas e divertidas do Fort Atacadista para fazer junto com a garotada

As férias escolares são o período em que muitas crianças estão com energia de sobra mas nem sempre os pais têm criatividade para tirá-las de frente da televisão, videogame ou celular. Com um pouco de criatividade, é possível tornar os dias mais divertidos e, de quebra, ensinar algo lúdico e produtivo. Uma das saídas é tornar os pequenos verdadeiros mestre-cucas, mostrando a eles o mundo da culinária.

 

Além de ser um bom passatempo, cozinhar pode ajudar quando o assunto é incentivar a alimentação saudável. Isso porque uma pesquisa feita na Universidade de Alberta, do Canadá, constatou que crianças que cozinham ou mesmo ajudam no preparo dos pratos, acabam se alimentando bem melhor. E de quebra, o contato com o universo da gastronomia vai ensiná-los muito sobre matemática, ao aprender a dosar, pesar e medir, sobre paciência, para cada etapa do prato, e sobre dedicação e empenho em cada etapa.

 

O colorido dos ingredientes e suas diferentes texturas já é uma grande receita para chamar a atenção da criançada.  Vale lembrar que o contato já pode começar nas compras. Na cozinha, sob supervisão de um adulto, as crianças podem iniciar com receitas mais fáceis e práticas, mas que sejam de pratos de sua preferência para tornar a experiência ainda mais envolvente. Para facilitar, confira abaixo duas das receitas campeãs quando o assunto é agradar o paladar dos pequenos.

 

Brigadeiro

Ingredientes

1 Lata de leite condensado

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de chocolate granulado


Modo de preparo

Em uma panela adicione o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Vá mexendo bem em fogo baixo até que o brigadeiro desgrude da panela. Retire, espere esfriar bem em um recipiente untado com manteiga. Depois, faça bolinhas e cubra com granulado.

 


Minipizza de calabresa

Ingredientes para a massa:

30g de fermento biológico fresco

1 colher (sobremesa) de sal

1 colher (sobremesa) de açúcar

3 colheres (sopa) de óleo

2 xícaras (chá) de água morna

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Farinha de trigo para enfarinhar e óleo para untar

 

Ingredientes para o recheio:

1 xícara (chá) de molho de tomate

2 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado

3 xícaras (chá) de calabresa em rodelas

1 cebola em rodelas aferventada e escorrida

20 azeitonas para decorar

 

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture o fermento, o sal e o açúcar até ficar líquido. Depois, acrescente o óleo, a água, vá colocando a farinha aos poucos, sempre mexendo. Sove bem a massa e faça 20 pequenas bolinhas. Cubra levemente com farinha e deixe crescer por 20 minutos ou até dobrar o volume. Abra as massas com um rolo e asse em uma assadeira untada com óleo.

 

Para montar as minipizzas, pegue a massa pronta, fure com garfo, coloque o molho e leve ao forno, preaquecido, por 8 minutos. Retire do forno, espalhe a muçarela, a calabresa e a cebola e uma azeitona em cada e retorne ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos, até o queijo derreter.

 

Onde encontrar - Todos os ingredientes encontram-se disponíveis nas lojas do Fort Atacadista no Distrito Federal, presentes em Ceilândia, Sol Nascente e Taguatinga. O Vuon Card, cartão de crédito exclusivo do Grupo Pereira, é o único aceito no Fort Atacadista. Sem burocracia, o cartão pode ser solicitado em poucos minutos na entrada da loja e utilizado no mesmo dia, além de oferecer descontos especiais.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper