“Confiar na força do Brincar” é tema da Semana Mundial do Brincar na LBV

 

    Créditos: Thiago Mendes

Diversão e aprendizado na semana do brincar

 

Quando se trata de criança, a imaginação e a diversão não têm limites especialmente quando são oferecidas experiências favoráveis para o seu desenvolvimento sadio e para a vivência das experiências essenciais para o aprendizado na infância.

 

    Créditos: José Gonçalo/LBV

Pensando nisso, a Legião da Boa Vontade (LBV) anualmente promove, em apoio à iniciativa da Aliança Pela Infância, movimento mundial que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com a primeira fase da vida, em todas as suas unidades socioeducacionais em todo o Brasil a Semana Mundial do Brincar e, este ano, de 21 a 29 de maio, com o tema “Confiar na força do brincar”.

 

Então, para os pequenos educandos de 2 a 5 anos que frequentam a Escola de Educação Infantil Alziro Zarur, da LBV em Brasília/DF, a palavra de ordem da semana é: brincar. Diversas estações de brincadeiras e de aprendizados foram elaboradas com a finalidade de proporcionar às crianças um espaço para uma relação de confiança, respeito e descoberta.

 

    Créditos: José Gonçalo/LBV

“A semana do brincar acontece anualmente nas escolas da Legião da Boa Vontade onde a gente resgata e valoriza a importância do brincar, principalmente na educação infantil, porque é brincando que a criança aprende. A criança aprende diversas habilidades por meio das brincadeiras, habilidades tanto motoras, cognitivas e também as suas relações pessoais com o outro, com os colegas e com o universo ao seu redor. Então, a nossa escola preparou uma semana recheada de diversas brincadeiras, muito divertidas, especiais e com bastante criatividade”, palavras da Coordenadora Pedagógica da escola da LBV, Náira Naves.

 

Durante a semana a equipe pedagógica da unidade acompanha todas as turminhas para que participem de todas as atividades e passem por todas as estações: acampamento com barraca e lanterna, brincadeiras circenses, discoteca, caça ao tesouro no fundo do mar, oficina de artes, caças de dinossauros no tanque de areia, projeto horta, cineminha com pipoca, cozinha experimental com a produção de mini pizzas que os pequenos puderam degustar, passeio ao Zoológico entre muitas outras atividades.

 

    Créditos: José Gonçalo/LBV

Náira também falou um pouco do que aconteceu na semana: “Nós tivemos acampamento com direito a barraca, a lanterna, para que elas entrassem neste universo do objeto concreto. A criança ela precisa desses equipamentos, desses objetos para poder criar a sua imaginação ali no universo também do faz de conta. Nós tivemos também nessa semana uma etapa importante do nosso projeto horta onde as crianças tiveram contato por meio de um teatro onde eles conheceram o universo da alimentação, das verduras, porque ter uma alimentação saudável e construir isso desde pequenos. Não é só entender a importância do alimentar saudável, elas também colocaram a mão na massa, conheceram, pegaram nas verduras, as de verdade. Esse momento de ter contato direto com esses alimentos, isso também auxilia muito no processo de educação alimentar das crianças”.

 

Nas unidades da Legião da Boa Vontade os atendidos têm a oportunidade de realizar atividades educativas à luz da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico metodologias próprias da Instituição, e, todas as atividades promovidas pela LBV são ricas em experiências reflexivas, vivências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas e constituem excelentes meios de expressão, de interação, de aprendizagem, de convivência e de proteção social para as meninas e os meninos assistidos.

 

A Escola de Educação Infantil da LBV em Brasília está localizada na Quadra 915 Sul, lote 74 - Asa Sul - (61) 3410-6025.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper