Valmet entrega principais tecnologias e automação para a nova fábrica de celulose solúvel da LD Celulose no Triângulo Mineiro

  A multinacional finlandesa Valmet acaba de concluir a entrega das principais tecnologias e soluções de automação integradas para a nova fábrica da LD Celulose S.A, localizada no Triângulo Mineiro. A planta industrial de celulose solúvel terá capacidade produtiva de 500 mil toneladas por ano e já recebeu investimentos na ordem de US$ 1,3 bilhão. 

Nova fábrica de celulose solúvel da LD Celulose no Triângulo Mineiro.
Divulgação Valmet

A Valmet entregou o projeto com escopo de fornecimento estendido. O processo de engenharia detalhada do projeto teve início em 2020 e as obras de instalação no local começaram um ano depois. O início das operações dos equipamentos e o ramp-up da produção são mais um marco bem-sucedido deste projeto.

“Nossa nova fábrica proporciona um impacto socioeconômico positivo em toda a região. A celulose solúvel é uma matéria-prima fundamental para a fabricação de fibras especiais e têxteis à base de madeira da Lenzing. Essa planta está entre as fábricas mais produtivas e energeticamente eficientes do mundo. Adotamos as tecnologias mais avançadas na fábrica, não só no processo produtivo sustentável, mas também nas soluções que buscam reduzir as emissões ao meio ambiente. Estamos muito felizes que, apesar dos desafios externos, conseguimos seguir nosso cronograma”, afirma o CEO da LD Celulose, Luís Künzel.

O presidente da linha de negócios de celulose e energia da Valmet, Bertel Karlstedt, compartilha da satisfação em participar desse projeto vanguardista e revolucionário. “Esse projeto é uma excelente referência de tecnologia de celulose solúvel e de nossa capacidade de entrega para fábricas green field de celulose. Quase todo o processo de implementação ocorreu durante a pandemia global de covid-19. Trabalhamos remotamente em engenharia, gerenciamento de projetos e até mesmo em testes de aceitação de fábrica para o sistema de automação. Isso exigiu muita confiança e comunicação entre as equipes da Valmet e da LD Celulose, e especial atenção ao planejamento e programação. Estou satisfeito em ver como nossas equipes alcançaram juntas este importante marco de iniciar a produção no local.”

Mesmo diante de um cenário tão desafiador, a execução do projeto foi um sucesso, o que demonstra a capacidade e competência da Valmet em entregar a qualidade certa no momento certo. “A cooperação entre a Valmet com o cliente tornou isso possível. Além das soluções líderes em tecnologia de processo, o projeto apresenta um sistema de automação avançado suportado por analisadores, soluções de Internet Industrial e Simuladores de Operação para toda a fábrica”, conta o presidente da Valmet América do Sul, Celso Tacla.

Detalhes do fornecimento da Valmet

A entrega completa da Valmet incluiu uma linha de fibras, uma linha de secagem e enfardamento de celulose, uma planta de evaporação, cristalização de cinzas, uma planta de licor branco, sistema de automação para toda a fábrica, analisadores e simuladores de treinamento para todas as áreas de processo.

A linha de fibras possui tecnologia Valmet TwinRoll para alta eficiência de lavagem com baixo consumo de produtos químicos e água. A linha de secagem e enfardamento de celulose foi projetada para lidar com os requisitos especiais de celulose solúvel de forma energeticamente eficiente. Com o apoio do Sistema de Controle de Qualidade Valmet, o processo garante uma celulose de alta qualidade e fácil operação. A planta de evaporação possui a tecnologia Valmet Tubel para alta disponibilidade e produz condensado limpo de alta qualidade para completa reutilização na fábrica. A planta de licor branco inclui recaustificação e forno de cal e é projetada para alta confiabilidade e menor manutenção. O Cristalizador de Cinzas Valmet tem capacidade para 300 toneladas de cinzas por dia e irá recuperar produtos químicos da planta e remover elementos não processados, principalmente cloreto e potássio, do ciclo de licor.

O sistema de automação Valmet DNA para toda a fábrica destaca-se por sua inovação, e foi construído com a recente tecnologia de virtualização, permitindo uma nova maneira de operar a fábrica e de integração com os analisadores. 

Ainda, o Simulador Valmet Operator Training Simulator (OTS) será usado em todas as 14 ilhas de processo, do início ao fim da produção. Um fato inovador do projeto é que o pátio de madeiras é o primeiro no Brasil a utilizar esta tecnologia. Outro destaque é a presença de simuladores para as áreas de tratamento de água, tratamento de água para caldeiras, tratamento de efluentes e turbinas, comumente pouco exploradas com OTS, corroborando o compromisso da LD Celulose em implementar processos mais eficientes, otimizados e focados na segurança e excelência de sua equipe operacional.

 

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com sistemas de automação e soluções de controle de fluxo de ponta, a Valmet atende expressiva base de indústrias, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e sólido histórico de melhoria e renovação. Em 2022, a empresa de controle de fluxo Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

 

Sobre a LD Celulose S.A.

A LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, representando uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. A celulose solúvel produzida na LD Celulose será utilizada na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper