IMED realiza blitz no Dia Mundial da Segurança no Trabalho

 Ações aconteceram simultaneamente em cinco hospitais de Goiás

Foto: Divulgação

Proporcionar um ambiente seguro para seus colaboradores se tornou meta nas unidades de saúde geridas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED). Em 28 de abril são realizadas ações no mundo inteiro na data que é marcado como Dia Internacional da Segurança e Saúde do Trabalho. Nesse dia, em 1969, uma explosão em uma mina no estado da Virgínia (EUA) matou 78 trabalhadores. Deste então, a data relembra vítimas de acidentes e doenças relacionados à atividade profissional. 

Pensando em relembrar a importância de um local seguro, o IMED realizou ações nos Hospitais Estadual de Luziânia (HEL), Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Trindade (HETRIN), Hospital Centro-Norte Goiano (HCN) e Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos (HESLMB) nessa quinta-feira, dia 28 de abril.

Palestras foram realizadas contando o histórico do dia 28, assim como a importância dos cuidados biológicos, físicos, químicos e ergonômicos. Também foi ressaltada obrigatoriedade do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no local de trabalho para a segurança dos colaboradores. Todo evento foi organizado pela área de Gestão de Pessoas através do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT), Saúde Ocupacional e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que realizaram várias “blitz de segurança” nos hospitais. Os profissionais que chegavam nas unidades recebiam orientações de proteção, utilização de EPI’s e também acessórios que devem ser evitados, como brincos, anéis e colares.

Para a Técnica em Segurança do Trabalho Sênior do HEL, Juliana Batista, todo cuidado é necessário em um hospital. “Nosso trabalho é garantir que todos possam realizas suas funções de maneira segura. Alertamos e conferimos todos ambientes nos hospitais”, explica a técnica. Ela lembra que outros cuidados também devem ser realizados, como não acessar áreas restritas sem autorização, não fumar em local fechado, manter o seu local de trabalho sempre organizado, respeitar as sinalizações e regras da empresa, evitar distrações enquanto exerce as suas atividades, não manusear equipamentos sem treinamento prévio e qualificado e manter-se sempre atento. Caso presencie alguma situação de risco, o trabalhador deve informar o supervisor imediatamente.

De acordo com Adelson Gonçalves, Gestor de Recursos Humanos Corporativo do IMED, a saúde e a segurança do trabalhador têm um espaço muito especial no funcionamento dos hospitais. “Abril é um mês totalmente dedicado a reflexões sobre saúde e segurança, comemorando-se também o dia mundial da saúde, daí a importância de promover ações de conscientização e cuidado”, conta.

Segundo o Ministério da Economia, no ano de 2019, foram autorizados mais de 193 mil auxílios acidentários no Brasil. O número evidencia a alta quantidade de acidentes sofridos no país. O IMED sempre buscar a segurança e conforto para seus colaboradores e também para seus pacientes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper