Oxitec conclui primeiras liberações em larga escala da Spodoptera do Bem™ em campos comerciais de milho no Brasil

Testes validam desempenho da solução para o controle da lagarta-do-cartucho em campo, um grande avanço no desenvolvimento de produtos que trarão impacto sustentável, eficaz e escalável para agricultores brasileiros; Spodoptera do Bem™ reduz populações da lagarta-do-cartucho no campo enquanto confere proteção de longo prazo à eficácia das culturas biotecnológicas contra praga devastadora


Oxitec conclui primeiros pilotos de larga escala em campos de produção agrícola com a Spodoptera do Bem™ em milhares de hectares de milho em algumas das principais regiões produtoras do Brasil
Créditos: divulgação


Oxford, Reino Unido e Campinas, Brasil – A Oxitec Ltd, líder no desenvolvimento de soluções biológicas para o controle de pragas, anuncia hoje o sucesso na conclusão do primeiro piloto em larga escala da liberação da Spodoptera do Bem™ em áreas de produção agrícola comercial no Brasil. Este comunicado é feito após a aprovação de biossegurança da tecnologia em 2021 pelas autoridades regulatórias brasileiras e a recente publicação dos benefícios que esta solução pode oferecer aos produtores de milho no Brasil e no mundo.

Esses pilotos foram conduzidos em milhares de hectares de milho comercial em duas fazendas no Estado de São Paulo, uma das principais regiões de cultivo de milho no Brasil, durante a primeira safra anual de milho de 2021/22, validando com sucesso o desempenho da Spodoptera do Bem™ em campo aberto.

Após atingir esse marco, a Oxitec firmou parceria com a Fundação MT, respeitada e inovadora instituição de longa data na agricultura brasileira, para expandir os estudos em distribuição, implantação e desempenho da sua solução Spodoptera do Bem™ em milhares de hectares no Mato Grosso, principal produtor brasileiro de soja, milho, algodão e criação de gado, além de continuar com os pilotos em São Paulo.

Construída com a Tecnologia do Bem™ da Oxitec, a solução Spodoptera do Bem™ foi desenvolvida para proteger os meios de subsistência dos agricultores, e agora seguirá com grandes projetos-piloto no Brasil. A implantação da Spodoptera do Bem™ da Oxitec reduzirá as populações da lagarta-do-cartucho de maneira segura e ecológica, funcionando em paralelo com as ferramentas existentes disponíveis para os agricultores.

Uma recente publicação revisada por pares descreve as primeiras pesquisas realizadas durante o desenvolvimento da solução, incluindo resultados de modelagem matemática mostrando que a liberação de mariposas machos da Spodoptera do Bem™ em uma plantação agrícola pode retardar significativamente a disseminação da resistência da lagarta-do-cartucho ao milho biotecnológico, prolongando assim a eficácia dessa importante ferramenta de proteção.

Grey Frandsen, CEO da Oxitec, comenta: “Estamos imensamente orgulhosos de nossa equipe no Brasil e global ao concluir essa primeira temporada histórica em milho biotecnológico comercial no Brasil. Este é um grande passo no avanço do nosso caminho para fornecer sustentabilidade e valores transformadores à indústria de milho do Brasil diante da crescente ameaça representada por essa praga devastadora. Agora estamos expandindo para fazendas comerciais maiores e demonstrando nossa capacidade de produção, distribuição e liberação da solução em longas distâncias por todo o país.”

Bruno Conti, Head de P&D da Fundação MT, disse: “Estamos honrados por termos estabelecido esta parceria com a Oxitec. A Fundação MT tem o papel de entregar aos produtores as estratégias mais inovadoras e sustentáveis para suas lavouras e estamos confiantes de que, por meio dessa parceria, contribuiremos significativamente para a constante evolução do agronegócio.”

Natalia Ferreira, Diretora da Oxitec no Brasil, acrescenta: “Tem sido uma grande satisfação conduzir esses pilotos em campo aberto em parceria com a Fundação MT que, assim como nós, também está comprometida em entregar sustentabilidade à agricultura brasileira e ter um grande impacto positivo nos meios de subsistência dos agricultores”.

 

 

Oxitec - Assessoria de Imprensa:

+55 41 9 9977-0069

pressbr@oxitec.com

 

Mais sobre a Spodoptera do Bem™

Para mais detalhes sobre a ciência por trás da solução da Spodoptera do Bem™ da Oxitec e seu impacto na agricultura sustentável podem ser encontrados nesta publicação revisada por pares:

https://bmcbiotechnol.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12896-022-00735-9

 

Sobre a Oxitec

A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas baseadas nos próprios insetos para controlar pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam a pecuária. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, Reino Unido, a Oxitec é liderada por uma equipe apaixonada composta por 15 nacionalidades e apoiada por parceiros de classe mundial. Saiba mais em oxitec.com/br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper