Cirurgia de toracotomia é realizada pela primeira vez no Hospital Estadual de Formosa



O Hospital Estadual de Formosa (HEF), sempre pensando em oferecer o melhor atendimento à população da cidade, inova mais uma vez e realiza de forma inédita a cirurgia de toracotomia. A unidade hospitalar, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), operou no último dia 3 o paciente A.R.L.Guimarães, cujo tórax foi perfurado por objeto cortante.

Nestes casos, a operação tem como objetivo limpar a cavidade toráxica para que não haja a compressão do pulmão. Dessa forma, o órgão consegue expandir-se de maneira coordenada, fazendo as trocas gasosas corretamente sem oferecer risco à vida do paciente. O procedimento foi realizado por dois especialistas do HEF.

A novidade é um marco na história recente da unidade hospitalar. Isso porque, os pacientes que chegavam ao hospital e necessitavam dessa operação eram submetidos ao tratamento de urgência e estabilizados. Após este acolhimento primário, eram transferidos via regulação estadual para outros equipamentos de saúde do estado de Goiás.

Esse avanço foi possível graças às melhorias contínuas que vem ocorrendo no HEF. Uma dessas evoluções foi a recente  disponibilização  de tomografias computadorizadas. Este exame é essencial e determinante para a tomada de decisão dos médicos cirurgiões quando é considerada a realização da cirurgia de toracotomia.

Por meio das tomografias, os profissionais de saúde conseguem avaliar a evolução de intercorrências na região pulmonar dos pacientes, como ocorreu no caso de A.R.L.Guimarães. Após o diagnóstico médico, tratamento e operação realizada com sucesso, Guimarães encontra-se assistido pelas equipes do HEF em leito de UTI.

O pós-operatório é um processo que acontece de forma gradual e tem como tratamento métodos multidisciplinares. O paciente é acompanhado de antibioticoterapia, fisioterapia, analgésicos e passa por avaliação clínica diariamente. Segundo a diretora da unidade hospitalar, Vânia Fernandes, “trazer um novo serviço como a toracotomia para Formosa é um ganho enorme e, certamente, o novo procedimento vai salvar inúmeras vidas”.


Sobre o HEF

O Hospital Estadual de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

____________________________________

 

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação

Aline Marinho – aline@ecco.inf.br  

Dario – dario@ecco.inf.br

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper