A ceia natalina no Distrito Federal tem o sabor arretado do Nordeste

No Fort Atacadista as famílias encontram os ingredientes para uma ceia apetitosa e econômica

 

“Quem quiser comprar morango tem que ir para Brazlândia. Quem quiser ver o museu vai ali na Candangolândia. Mas repente e cantoria tem que buscar na Ceilândia”.

 

O recado é do Zé do Cerrado, radialista, poeta e cordelista paraibano há 20 anos radicado no Cerrado. O presidente da Casa do Cantador, espaço ícone da poesia e do cordel é só mais um dos milhares de nordestinos que abraçaram Ceilândia, no Distrito Federal, como sua segunda casa. São quase 70% entre baianos, cearenses, maranhenses, pernambucanos e piauienses, estes últimos com maior representatividade. Uma realidade tão visível que a Lei nº 6.474, sancionada em 2019, declarou a cidade satélite como a Capital da Cultura Nordestina do Distrito Federal.


Arte de grafiteiros de Ceilândia (UV2M)

Mas a presença nordestina toma conta de boa parte do território federal. Há mais de 60 anos, migrantes de todo Brasil chegaram ao local para a construção de Brasília. Na bagagem, diferentes sotaques, músicas típicas, temperos e costumes. Trabalhadores que deixaram a terra natal sem abandonar a essência do solo onde nasceram. De acordo com a Companhia de Planejamento (Codeplan), mais de 640 mil nordestinos vivem hoje no Distrito Federal. Então, neste Natal, pode colocar pimenta nas receitas que a aceitação do cardápio é garantida.

 

O Fort Atacadista separou três receitas de pratos típicos nordestinos, para uma ceia com muito sabor e identidade. Vale a pena anotar os ingredientes e já providenciar os itens principais das receitas. Atenção, se ficar com água na boca, chame a família e mãos à obra, ops, mãos à ceia!



CABRITO À MODA DO SÃO FRANCISCO

Ingredientes para marinar

1 perna de cabrito de 2 kg

3 cebolas roxas

2 cabeças de alho

1 colher (café) de cominho em grão

1 colher (café) de coentro em grão

3 folhas de louro

Meia taça de vinho tinto seco

Sal e pimenta a gosto

 

Ingredientes para o molho

1 litro de caldo de carne

Líquido da marinada coado

3 colheres de sopa de mel

50 g de manteiga

Sal e pimenta a gosto

 

Preparo

Misture os ingredientes para a marinada com a carne, coloque tudo em um recipiente coberto e deixe-os descansar na geladeira por uma noite. No dia seguinte, com o forno a 150º C, asse a perna de cabrito. Para um melhor resultado, feche a assadeira com papel alumínio. O tempo pode variar de acordo com o forno e o tamanho da perna, mas em geral pede-se quatro horas de cozimento.

 

Após esse tempo, retire a paleta e reserve-a, ainda coberta, mantendo a peça ainda na panela. Nesse meio tempo, faça o molho. Reduza o caldo de carne e o líquido da marinada a 25% do volume original. Tempere com mel, manteiga, sal e pimenta. Em seguida, aqueça o forno ao máximo e pincele a paleta com um pouco desta mistura. Volte a peça ao forno e deixe-a por lá até dourar. Por fim, deixe a paleta descansar alguns minutos antes de servi-la fatiada.

 


CUSCUZ DE MILHO

Ingredientes

500 g de farinha de milho para cuscuz cozido

50 g de manteiga-de-garrafa

100 g de toucinho defumado

100 g de jerimum em cubos

50 g de cebola roxa em cubos

50 g de pimenta cambuci

100 g de tomate em cubos

Sal, pimenta, coentro e cebolinha a gosto

Meia xícara de chá de água

Duas colheres de sopa de manteiga

 

Preparo

Refogue o toucinho na manteiga e junte a cebola e o jerimum, cozinhando-os por alguns minutos. Acrescente a pimenta cambuci e o tomate, refogando-os por mais um minuto. Retire-os do fogo, reservando essa mistura.

 

Agora, vamos ao cuscuz. Em uma tigela, misture a farinha de milho com sal. Regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer a farinha. A textura deve ficar como a de areia molhada, bem úmida. Deixe hidratar por 10 minutos. Preencha o fundo de uma cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha hidratada para o cesto, sem compactar.

 

Tampe e leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe a temperatura e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, até o cuscuz ficar macio. Desligue o fogo e puxe a haste central da cuscuzeira para tirar o prato. Transfira tudo para uma tigela e desfaça o cuscuz em pedaços, com um garfo. Depois, em tigela pequena, misture a manteiga com um quarto de xícara de chá da água fervente da cuscuzeira. Mexa com uma colher até derreter pelo menos a metade da manteiga, que terminará de derreter com o calor do cuscuz. Coloque esse líquido sobre o cuscuz e misture com o garfo. Em seguida, acrescente tudo o que foi preparado anteriormente e tempere com coentro e cebolinha.

 

PUDIM DE TAPIOCA COM CALDA DE COCO QUEIMADO

Ingredientes para o pudim

75 g de tapioca granulada

375 ml de creme de leite fresco

200 ml de leite de coco

100 ml de leite

1 lata de leite condensado

2 ovos

2 gemas

500 g de coco fresco

 

Ingredientes para calda da forma

200 g de açúcar

80 ml de água

Ingredientes para calda de coco queimado

500 g de açúcar

150 ml de leite coco

100 ml de água

3 anis-estrelado

 

Preparo

Hidrate a tapioca com o creme de leite fresco e o leite de coco por duas horas e reserve a mistura. Faça um caramelo em uma panela utilizando açúcar derretido e água. Depois, espalhe o creme em uma forma apropriada para pudim e reserve. Prepare a calda de coco caramelizando o açúcar e juntando anis, água e leite de coco. Cozinhe até obter o ponto de fio grosso.

 

Para o crocante, espalhe coco ralado em uma assadeira e asse em forno baixo, mexendo constantemente até dourar. Misture ovos, gemas, leite e leite condensado. Mexa bem, coe em uma peneira fina e junte à tapioca hidratada. Coloque a mistura em uma forma caramelada e asse em banho-maria a aproximadamente 150ºC, por 40 minutos ou até firmar. Resfrie o pudim e sirva com a calda quente e o crocante de coco.

 

Onde encontrar - Na rede Fort Atacadista, que possui três lojas no DF, o cliente pode aproveitar as ofertas exclusivas com o Cartão Vuon, além de encontrar os itens para as festas de fim de ano com preços excelentes. Em Brasília, as lojas do Fort Atacadista estão nos seguintes endereços:

Sol Nascente | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

Taguatinga| DF | Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte

Ceilândia| DF | CNN 1 S/N | Centro

 

Fontes: Agência Brasília| Codeplan


Postar um comentário

0 Comentários