HESLMB possui núcleo de estudo para minimizar e identificar possíveis casos de Covid-19

O setor é responsável por realizar ações que previnam a disseminação do vírus em ambiente hospitalar no HESLMB

Equipe do NVEH em reunião para debater estratégias de trabalho. Foto: Divulgação.

Quanto mais for estudada de forma aprofundada e produtiva, mais se estará perto de possível avanços no tratamento e prevenção da Covid-19, não apenas no Brasil, como também no mundo. Visando a segurança dos pacientes, visitantes e colaboradores contra o vírus, o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) reforçou os estudos realizados pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH).

O NVEH é um segmento operacional que possui a responsabilidade de desenvolver atividades que identifique a presença de doenças virais em ambiente hospitalar. O setor atua na aplicação de iniciativas que visam detectar, investigar e notificar qualquer agravamento ou confirmação de enfermidades epidêmicas, bem como prevê-las, antes que possam se espalhar pelo hospital e comunidade local.

No que se refere à questão estadual, o NVEH do HESLMB faz parte da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH), que possui a atribuição de promover e gerenciar estratégias de vigilância epidemiológica hospitalar no estado de Goiás. O núcleo realiza monitoramentos, análises, reúne informações e apoia a capacitação de profissionais de saúde para que trabalhem no combate ao agravamento de doenças oriundas de epidemias.

Boletim Epidemiológico

O NVEH da unidade hospitalar de São Luís de Montes Belos produziu sua primeira edição do Boletim Epidemiológico. Trata-se de um estudo com o objetivo de quantificar informações de atendimentos de pacientes com Covid-19 do hospital desde junho de 2020, que atende a população da região oeste II do estado goiano. Todas as ações do NVEH respeitam as normas exigidas pelo Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS).

A primeira edição do boletim possui dados sobre as internações dos pacientes do HESLMB, bem como o percentual e quantidade de pacientes por sexo, faixa etária, evolução para internação, além dos principais sintomas ocasionados pela Covid-19, as comorbidades mais comuns entre os usuários do hospital e os municípios das pessoas com o vírus que estão no hospital.

“O mapeamento de incidência do Coronavírus no hospital e na própria região oeste II de Goiás é fundamental para continuarmos traçando estratégias de combate ao contágio e disseminação da doença. O ambiente hospitalar é monitorado 24 horas por dia e 7 dias por semana, e sempre respeitamos todas as regulações necessárias para que todos que entrem no hospital não adquira nenhuma enfermidade”, relata Éder Souza, diretor do HESLMB.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper