Alimentação sem carne diminui risco de doenças crônicas e ajuda a revertê-las

Dieta vegana, vegetariana ou à base de plantas: aliadas a hábitos saudáveis, resultam em qualidade de vida e longevidade


O nutricionista Ricardo Vargas viaja o mundo para ministrar palestras sobre alimentação saudável e os benefícios da dieta sem carne para o ser humano.  Ao lado da esposa Neth Rocha, também especialista em cozinha vegana.



Por Vanessa Moraes

 

Oito comprimidos. Essa era a quantidade de remédios que Tatiana Trindade tomava a cada seis horas para aliviar a dor. Ela sofria com anemia, problemas na coluna, mioma, cisto e obesidade. Apesar de já ter passado por duas cirurgias para retirada do mioma e do cisto, a pedagoga afirma que ambos voltavam piores e com dores que só a morfina era capaz de amenizar. Em 2014, Tatiana passou por uma cirurgia bariátrica, mas, segundo ela, a perda de peso não foi suficiente.

 

Aos 45 anos de idade, Tatiana sempre manteve uma dieta rica em açúcares e gorduras. Incomodada com a alimentação ruim a qual se submetia, percebeu que precisava buscar ajuda para obter qualidade de vida. Com a reeducação alimentar iniciada há seis meses, a pedagoga desfruta dos benefícios de uma vida saudável. "Hoje não uso mais remédio algum. Não tenho nenhuma dor, nem anemia. O cisto desapareceu. Convivo apenas com um pequeno mioma que não me atrapalha mais. Ainda estou acima do meu peso, mas em seis meses reduzi 15 quilos. Sei que é um processo lento, mas estou feliz porque estou bem saudável. Aprendi que hoje tenho que comer não somente o que gosto, mas o que meu corpo precisa", compartilha.

 

De acordo com o nutricionista Ricardo Vargas, especialista em alimentação funcional e criador do curso Menu Vegano, Tatiana acertou na decisão. Ele cita que o aumento na prevalência das doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, câncer e doenças autoimunes está diretamente relacionado à mudança quase universal no padrão de alimentação. "Esse novo padrão de alimentação é composto por alimentos de origem animal e processados, como carne, laticínios, ovo, óleos, refrigerantes, açúcar e grãos refinados", explica.

 

Qualidade de vida

 

O aposentado Aurelino Bernardes, de 91 anos, seguia esse padrão de alimentação. Assim como Tatiana, ele também enfrentou dificuldades com sua saúde. Condenado a amputar a perna no início de 2021, por causa da má circulação sanguínea, ele buscou ajuda profissional numa clínica de tratamento natural. "Mudei completamente minha alimentação. Graças a isso, não precisei amputar a perna e meus índices de colesterol, diabetes, entre outros, estão todos em dia", comenta Aurelino. A melhora na saúde do aposentado se deu não apenas pela reeducação alimentar, mas também pelos tratamentos naturais que fez, sempre acompanhado por especialistas.

 

Com a reeducação alimentar, Tatiana e Aurelino desfrutam hoje de uma dieta vegetariana, isto é, isenta de carnes. Eles fazem parte dos 30 milhões de brasileiros que se declaram vegetarianos, de acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo Ibope. O número aponta um crescimento de 75% desde 2012, quando apenas 8% da população afirmava ser vegetariana.

 

Estatísticas

 

Um estudo publicado no O Journal of Hypertension em 2016 descobriu que os vegetarianos têm 34% menos risco de desenvolver hipertensão se comparados aos não vegetarianos. A mesma porcentagem se aplica quando o risco é de desenvolver diabetes tipo 2, conforme estudo publicado no mesmo ano na PLos Medicine. Já o Journal of the American Heart Association publicou um estudo em agosto de 2019 onde aponta que a dieta a base de vegetais pode reduzir em 16% o risco de doenças cardiovasculares. O mesmo periódico divulgou que essa dieta reduz o risco de todas as causas de mortalidade em 25%.

 

Outra dieta que ganha adeptos a cada dia é a vegana, que exclui o consumo de qualquer produto de origem animal, não apenas na alimentação, mas nos cosméticos, vestuário e outras esferas. Tatiana conta que experimentou a dieta vegana por um tempo e agora tem vontade de conhecer a plant based, ou seja, uma alimentação baseada em plantas. "Só não faço porque não aprendi ainda, mas indico a todos que experimentem", destaca a pedagoga.

 

Benefícios econômicos

 

O nutricionista Ricardo Vargas, criador do curso Menu Vegano, defende a dieta à base de plantas não apenas pelos benefícios fitoterápicos, mas econômicos também. "O valor investido na alimentação a base de plantas se equivale ao valor que você precisaria dispor mensalmente para comer produtos de origem animal. Seu maior ganho não está na hora de passar suas compras no caixa e sim no quanto você deixa de gastar com consultas médicas, com gastos na farmácia e com a necessidade de trocar constantemente o guarda-roupa devido ao aumento de peso", constata o especialista.

 

Ainda de acordo com Vargas, o investimento na agropecuária não obtém retorno na mesma proporção. "O tempo que uma área fica ocupada para que um bovino chegue ao seu peso desejável para abate de 450 kg ou 30@ é de três anos. Nesta mesma área poderia ter sido produzido muito alimento vegetal que movimentaria a economia", esclarece.

 

O planeta agradece

 

A natureza também é beneficiada quando a carne é excluída da alimentação. A criação de bovinos resulta na emissão do metano, um dos gases que destrói a camada de ozônio. "Ainda precisamos levar em consideração que os animais liberam muita ureia e o acúmulo desta no solo gera infertilidade. Não podemos esquecer os resíduos das indústrias relacionadas à cadeia da agropecuária, seja de abatedouros, curtumes, empresas de embutidos e outras", lembra Vargas.

 

Enquanto isso, os alimentos de origem vegetal são as principais fontes de compostos bioativos para o ser humano, conforme instrui o nutricionista. "Esses compostos ajudam na prevenção, tratamento e cura de várias doenças. Frutas, hortaliças e verduras deveriam ser os alimentos mais prevalentes em nossas refeições", orienta.

 

Vida saudável

 

A alimentação saudável não é a única responsável pela melhor qualidade de vida. Ela precisa ser praticada com outros hábitos que formam um estilo de vida saudável e impactam na prevenção de doenças crônicas. Atividade física, não fumar nem beber entram no jogo. Uma pessoa que pratica tais hábitos pode eliminar em até 90% os riscos de desenvolver diabetes, em até 80% o risco de ter um ataque cardíaco e pode ter 50% menos risco de sofrer um derrame.

 

Segundo Ricardo Vargas, a maioria das mortes no Brasil poderia ser evitada e está relacionada à alimentação. "Nossa dieta é a causa número um de mortes prematuras e também a causa número um de invalidez".

 

Menu Vegano

 

A fim de ajudar pessoas como Tatiana e Aurelino a buscarem mais qualidade de vida por meio da alimentação saudável, o nutricionista Ricardo Vargas criou o curso Menu Vegano, que oferece aulas práticas e gratuitas sobre o preparo de alimentos saudáveis e sustentáveis à base de plantas. "O que pretendemos com o Menu Vegano é lançar um desafio para que as pessoas possam experimentar em trinta dias os benefícios de uma alimentação baseada em plantas", observa o especialista.

 

Vargas complementa que nos três dias de aulas práticas e gratuitas, será possível aproveitar o máximo dos benefícios que a dieta à base de planta pode trazer. "Quem aceitar o desafio vai comprovar, na prática, os benefícios. Eu sugiro fazer exames bioquímicos antes de iniciar os 30 dias e refazê-los no final da jornada. Exames básicos, como glicose, insulina, triglicerídeos, colesterol total e frações, TGO e TGP, ureia e creatinina. Tive milhares de pacientes que tiveram suas vidas transformadas e quero ajudar o máximo possível de pessoas a obterem melhor qualidade de vida", finaliza o nutricionista.

 

As aulas gratuitas do curso Menu Vegano serão ministradas nos dias 13, 14 e 15 de setembro, às 20h. Para ter acesso, é preciso fazer um cadastro clicando aqui.

 

Quem é o nutricionista Ricardo Vargas?


Especialista em alimentação funcional e gestão emocional, o nutricionista Ricardo Vargas viaja o mundo para ministrar palestras sobre alimentação saudável e os benefícios da dieta sem carne para o ser humano. Além de escritor, ele é colunista da TV e rádio Novo Tempo e criador dos cursos Gastronomia Vital, Gastronomia Vital Detox e Transformação Vital. Ao lado da esposa Neth Rocha, também especialista em cozinha vegana, Vargas promove o bem-estar emocional e físico por meio da alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper