Pão de queijo ou chipa? Independente da sua escolha, as duas iguarias são comemoradas no mês de agosto

Com algumas semelhanças e modos de preparo distintos, o pão de queijo e a chipa são macios por dentro, dourados e crocantes por fora. De receitas tradicionais centenárias feitas a base de queijo e polvilho a apresentação é a característica que mais difere os pratos. Enquanto o pão de queijo é boleado e servido como um pãozinho, o biscoito pode ter outras apresentações. No Paraguai, país onde nasceu a chipa, o formato mais comum é o de argola. Em nosso país, foi abrasileirado e é mais vista no formato “ferradura”. Outra diferença marcante está no fato do pão de queijo ser escaldado durante o seu preparo (a técnica de escaldo consiste em incorporar líquido quente sobre a mistura) e a chipa não.

As duas iguarias surgiram por volta do século 18 e receitas e gostos à parte, ambas são muito apreciadas e têm a sua importância reconhecida. O pão de queijo possui uma data fixa em que é celebrado em todo o Brasil, 17 de agosto. Já a chipa foi declarada patrimônio cultural imaterial dos paraguaios somente em 2015 e desde então se celebra o “Día Nacional de la Chipa” no país vizinho a cada segunda sexta-feira do mês de agosto. 

A nutricionista do Fort Atacadista, Cibele Câmara, selecionou duas receitas, uma de cada iguaria, para quem quiser fazer o seu prato favorito ou experimentar o que não conhece.

Pão de Queijo

Ingredientes

    500g de polvilho azedo

    500g de polvilho doce

    150ml de leite

    150ml de água

    150ml de óleo

    20g de sal

    30g de manteiga

    400g de queijo minas curado

    5 ovos

Modo de Preparo

Aqueça todos os líquidos em uma panela e reserve. Misture os dois tipos de polvilho. Agregue na mistura de polvilho o líquido quente para escaldar e fazer uma massa homogênea. Finalize adicionando o queijo à massa. Faça pequenas bolinhas. Asse a massa de 190º a 200° por aproximadamente 25 minutos.



Chipa

Ingredientes

1 prato fundo de polvilho doce

a mesma medida de queijo meia cura ralado

sal à gosto

4 colheres de sopa de óleo

2 colheres sopa de margarina ou manteiga

4 ovos

leite ou nata até dar o ponto de enrolar

Modo de preparo

1. Coloque o polvilho e o queijo numa vasilha, misture bem e em seguida, adicione o óleo, a margarina ou manteiga, o sal, os ovos e misture com as mãos.

2. Adicione aos poucos o leite ou a nata até dar o ponto de enrolar. Misture bem.

3. Fazer porções em formato de ferraduras, com cerca de 30 g cada uma.

4. Coloque a massa da chipa em formas untadas e leve ao forno previamente aquecido, a mais ou menos 200ºC, deixe assar por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Para aqueles que não têm aptidão para cozinhar ou preferem a praticidade, o Fort Atacadista oferece aos clientes uma ampla linha de congelados, inclusive a chipa e pão de queijo. Os produtos congelados, os ingredientes das receitas e diversas ofertas podem ser conferidas de modo virtual, pelo site www.fortatacadista.com.br/ofertas. 

Onde encontrar – O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, possui três lojas no Distrito Federal e cumpre todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus. Confira os endereços:

- SOL NASCENTE | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N 

- TAGUATINGA | DF | FORT ATACADISTA 138

SDE Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte | Taguatinga Norte

- CEILÂNDIA | DF | FORT ATACADISTA 75

CNN 1 S/N | Centro


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper