HESLMB é o único da região oeste de Goiás a realizar cirurgias ortopédicas e ginecológicas de urgência pelo SUS

Procedimentos simples, que não necessitem de UTI, vão beneficiar moradores do município e de 23 cidades do entorno com as novas atividades do HESLMB

Realização de procedimento cirúrgico no HESLMB. Foto: Divulgação.

Hospital Estadual São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) amplia os serviços de saúde com uma nova conquista - é a única unidade SUS a realizar cirurgias ortopédicas e ginecológicas de urgência na região centro-oeste 1 e 2 de Goiás. A novidade vai beneficiar os munícipes de 23 cidades que não vão precisar se deslocar até Goiânia para tratar fraturas e traumas que necessitem de intervenção simples.

O novo atendimento ocorre graças a modernização do centro cirúrgico do HESLMB. O hospital adquiriu o Arco C, também chamado de intensificador de imagem. Assim como o raio X, o aparelho possibilita a radiografia estática, porém é utilizado predominantemente para capturar imagens dinâmicas de alta resolução e em tempo real. Com ele, os médicos podem monitorar o progresso da cirurgia de maneira extremamente precisa.

Segundo o diretor do HESLMB, Éder de Souza, os procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade serão realizados de acordo com as necessidades da população. “Gostaríamos de comunicar a toda a população, que nos casos de trauma e fratura, o HESLMB está completamente apto a atendê-los”, afirmou. As cirurgias nesta primeira fase serão as mais simples e que não demandem a necessidade de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que ainda têm leitos exclusivos para tratamento da Covid-19.

Souza explica que os pacientes devem procurar a unidade no momento de urgência. “O acidentado será avaliado pela nossa equipe de ortopedistas, que está à disposição 24 horas por dia, e a partir desse atendimento define-se qual procedimento a ser adotado. Se for o caso de cirurgia, ela será agendada”, explicou.

É importante ressaltar que os procedimentos realizados pelo HESLMB não são eletivos. Os pacientes que procuram atendimento após acidente, lesão ou trauma são avaliados pela equipe médica para que a cirurgia seja realizada o mais rápido possível.

Foi o que ocorreu com Tainara Souza de Jesus, de 21 anos, de São Luís de Montes Belos, ela fraturou o antebraço ao cair da moto e passou por cirurgia na unidade. “Acho importante ser atendida aqui porque fico mais perto de casa e da minha família”, disse.

A mãe da jovem, Nilvania Pereira de Souza, que a acompanhou durante a internação, demonstrou estar aliviada por não precisar se deslocar até a capital. “Foi bom demais que o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos fazer agora este tipo de cirurgia, porque antigamente, se quebrasse um braço, tinha de ir para Goiânia. É uma benção, só tenho de agradecer a Deus e toda a equipe do Hospital”.

Cirurgias Ginecológicas

A equipe de ginecologistas e obstetras do HESLMB recebeu reforço e por isso a unidade passou a realizar, além dos partos naturais e cesarianas, ocorrências urgentes e emergências como cirurgia de cisto ovariano hemorrágico, por exemplo. A primeira intervenção deste tipo foi realizada com sucesso e a paciente recebeu alta e retornou para casa. “Nossa equipe está pronta para atender a intercorrências gestacionais e ginecológicas”, relatou o diretor da unidade que reforça que todos os procedimentos de segurança sanitária seguem sendo cumpridos à risca na unidade para a proteção de todos contra a Covid-19.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper