Câncer: um olhar para além da doença

 


Prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento necessitam de atendimento multidisciplinar

 

Mais de 600 mil pessoas foram diagnosticadas com algum tipo de câncer em 2020, segundo o INCA. O Conselho Federal de Medicina aponta a enfermidade como a “doença da modernidade”, sendo uma das principais causas de morte no Brasil. A divulgação deste dado deve servir de alerta e estímulo para que a população adote hábitos saudáveis e mantenha consultas e exames em dia.

 

“Já sabemos que muitos hábitos de vida podem influenciar no surgimento ou não do câncer. Por isso, nosso papel é, além de conduzir o tratamento daqueles que já tiveram o diagnóstico da doença, alertar sobre as medidas de prevenção”, afirma o coordenador do Centro de Oncologia da Dasa em Brasília, Fernando Vidigal.

 

O médico ainda destaca que, quanto antes houver o diagnóstico, mais chances o tratamento tem de sucesso. Além disso, ter à disposição componentes que promovam a resolução completa da doença, em que a pessoa fica no centro do cuidado, traz maior conforto e segurança para o paciente. “É preciso oferecer tratamentos medicamentosos, quimioterapia, terapias-alvo molecular, imunoterapia e medicamentos oncológicos de suporte”, explica o oncologista.

 

Centro de oncologia

 

A fim de promover uma rede de cuidados da trajetória do paciente com câncer, a Dasa Regional Brasília possui um Centro de Oncologia no Hospital Brasília e no Hospital Brasília Unidade Águas Claras. Com atendimento multidisciplinar, ou seja, de várias especialidades, o tratamento é feito de ponta a ponta: desde o diagnóstico até o acompanhamento no pós-doença.

 

Em ambos os complexos médicos, o paciente encontra tratamentos como Imunoterapia, Terapias-alvo molecular, Quimioterapia, Onco-hematologia e Transplante de Medula Óssea (TMO). As unidades também oferecem tratamentos cirúrgicos e contam com a modernidade da robótica, procedimento menos invasivo, com menores impactos à qualidade de vida do paciente. Há ainda o apoio do Laboratório Exame na realização de investigações diagnósticas via análise laboratorial dos exames que são colhidos dentro dos hospitais.

 

Para mais informações, acesse: https://hospitalbrasilia.com.br/pt/centro-de-oncologia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper