50 anos do Encontro de Casais com Cristo é celebrado na CLDF

 




Por iniciativa do deputado distrital João Cardoso (Avante), a Câmara Legislativa realizou nessa segunda (23/8), sessão solene em homenagem aos 50 anos do movimento católico Encontro de Casais com Cristo (ECC). Participaram do evento o vice-governador Paco Britto e lideranças católicas.

O parlamentar católico e membro da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Sobradinho, avalia que o ECC é uma importante ferramenta para a inserção de novas famílias no seio da igreja. 

Casado há 30 anos e pai de oito filhos, João Cardoso lembrou os desafios dos casais a partir da pandemia da Covid-19 e compartilhou sua experiência junto ao ECC e como catequista durante 28 anos pelo Caminho Neocatecumenal.
 
"Esse espaço na CLDF nunca foi tão importante, visto que no ano passado o DF teve um recorde no número de divórcios, registrando aproximadamente 1.833 separações, maior número desde 2007", afirmou.

O vice-governador do DF, Paco Britto, parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição dos presentes para atender as demandas ligadas à causa católica no DF. 

“O ECC traz a mim e minha mulher dentro da igreja uma paz, uma tranquilidade e segurança muito grande na minha casa. Só tenho a agradecer e enaltecer a este movimento”, disse.

União das famílias

Para o Bispo Auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido Gonçalves, esta é uma das iniciativas pastorais mais eficazes em relação à família na igreja católica, unindo casais na experiência do amor em Cristo.

"Uma família bem orientada e vivendo na estabilidade presta um grande serviço à sociedade, com menos separações e menos sofrimentos possíveis", comentou.

"A igreja se preocupa com todas as famílias e se preocupa em mostrar que o mistério do amor cristão se liga perfeitamente ao mistério do amor de Cristo à igreja", afirmou.

Coordenador do Clero, o padre José Vicente Damasceno, destacou a importância da sessão solene no reconhecimento da importância de "um movimento da igreja que cuida da família". 

"É sempre importante envolver os poderes públicos naquilo que é sua obrigação, que é possibilitar aquilo que é necessário para que as famílias não sejam atacadas", disse.

"Que Deus continue abençoando para que homens e mulheres possam participar da política como ato de amor, ato de serviço e exercício da caridade cristã em função da família. Não há outro caminho para construirmos uma sociedade melhor, senão pela família", concluiu.

História

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) foi criado em 1970 pelo padre Alfonso Pastore, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pompeia (SP). Após aprovação do então arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, o primeiro encontro foi realizado em junho naquela cidade.

Em 1985, o Documento Nacional foi criado para padronizar as atividades, como uma espécie de Constituição da ECC. Em 50 anos de existência, mais de 3 milhões de casais tiveram suas vidas transformadas pelo movimento.

A celebração do período Jubilar do ECC teve início no XXII Congresso Nacional do ECC, realizado em Brasília em julho de 2019, e será encerrado com os Congressos das Regiões em 2021.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper