Maio Amarelo: Cuidado no trânsito pode salvar vidas, campanha é tema da live Amor Cantado, transmitida para os hospitais da IMED e na internet

Acidentes envolvendo pedestres, carros, motos e outros veículos têm grande impacto na saúde pública. Movimento busca conscientizar a todos sobre a necessidade da segurança no trânsito para salvar vidas

Foto: Divulgação.

O movimento Maio Amarelo, que neste ano traz o tema: “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, quer chamar a atenção das pessoas sobre o alto número de acidentes no trânsito que acontecem no país. O objetivo é salvar vidas e reduzir danos, a partir da união de todos em defesa da segurança ao trafegar por ruas e avenidas. A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e também sinal de advertência no trânsito.

A ação é realizada em diversos países e foi inspirada na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabeleceu os anos de 2021 a 2030 como a “Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, com a meta de reduzir em 50% o número de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro no período.

Na saúde pública brasileira, é grande o impacto da violência do trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS), pois os hospitais de urgência e emergência atendem muitas vítimas, com alto índice de internações e tratamento de pacientes. Esse custo anual para o SUS é estimado em cerca de R$ 52 bilhões, segundo informações do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Os dados mais recentes do Ministério da Saúde são de 2019, quando foram registradas 31.945 mortes no trânsito em todo o país.

“A campanha do Maio Amarelo é muito importante, pois lutar pela a segurança no trânsito é um compromisso de toda sociedade, instituições e governos, pois unidos podemos salvar muitas vidas”, afirma o diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), Getro de Oliveira Pádua, que comanda a gestão de quatro hospitais públicos no interior de Goiás.

Nesta 39ª edição da “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical, um dos mais importantes projetos do IMED de conscientização e amparo emocional a pacientes e equipes médicas do país, fala sobre o movimento Maio Amarelo.

O cantor e voluntário Hercílio Ramos Júnior nos brinda com bonitas canções, além de tratar de temas relevantes para nossas vidas. “Todos nós no trânsito, sejamos como motoristas, motociclistas ou pedestres precisamos estar atentos e sermos solidários para que possamos retornar bem para casa todos os dias, ”, disse.

Transmitida por meio da plataforma Youtube, a live musical chega aos pacientes e equipes de saúde dos hospitais de Urgência de Trindade (Hutrin), Regional de Luziânia (HRL), Regional de Formosa (HRF) e Regional São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper