Evento gratuito para educadores reúne especialistas em Artes e Educação Física

 


Em sua sexta edição, a Semana Rede Pedagógica terá a participação de Mauricio de Sousa, Pedro Bandeira, Oscar Schmidt, Marcio Atalla, Ilan Brenman e Chaps Melo (Mundo Bita); inscrições estão abertas 

A Arte e a Educação Física são componentes curriculares obrigatórios na grade curricular da educação brasileira por serem fundamentais ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Com o objetivo de debater o assunto, a Rede Pedagógica – a maior rede de educadores da América Latina – promoverá, de 22 a 30 de maio, a VI Semana Rede Pedagógica, evento gratuito direcionado a educadores de todo o País. A formação oferece certificado gratuito de 120h. 

Com o tema “Arte Movimento”, a capacitação, totalmente gratuita e on-line, é voltada para professores, coordenadores, orientadores, diretores e outros profissionais da Educação que desejam aprender mais para ensinar ainda melhor. Ao todo, as cinco edições anteriores – realizadas em abril, maio, agosto e outubro de 2020 e fevereiro de 2021 – contabilizam a participação de mais de 300 mil pessoas. 

De acordo com a diretora pedagógica da Rede, Erika Radespiel, o tema “Arte Movimento” foi escolhido por se tratar de uma demanda sempre apresentada pelos participantes da Rede e que, durante o contexto de isolamento social e fechamento dos espaços físicos escolares, tornou-se ainda mais preocupante. 

“Os componentes de Artes e Educação Física são tradicionalmente marginalizados no ambiente escolar em comparação às outras áreas do conhecimento. Ficam relegados a segundo plano, seja por desconhecimento de sua importância ou por falta de preparo, formação inicial e continuada, por parte dos educadores. Não recebemos na nossa infância e juventude uma formação adequada em nenhum desses componentes e, consequentemente, não oferecemos isso aos nossos alunos. Quando muito, continuamos perpetuando estereótipos e assim não alcançamos a tão falada formação integral”, ressalta. 

Foto: Lailson dos Santos

O evento contará com a participação de diversos especialistas em Arte e Educação Física, entre eles, o criador do Mundo Bita, Chaps Melo, que falará sobre música, arte e movimento; o ex-jogador brasileiro de basquetebol, uma das referências na difusão dos benefícios do esporte para a qualidade de vida e para o desenvolvimento pessoal, Oscar Schmidt, que abordará esporte e educação; o cartunista e “pai” da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, que explicará a importância dos quadrinhos para o desenvolvimento infantil; e o especialista em treinamento de atletas de alto nível e em nutrição, Márcio Atalla, que fará uma apresentação sobre a arte do movimento. 

“A Semana Rede Pedagógica é uma experiência única de aprendizagem em rede, que reúne os melhores especialistas em uma dinâmica envolvente, divertida, que faz com que os participantes repensem seus próprios modelos de ensino-aprendizagem, se abrindo para novas possibilidades de construção do conhecimento”, finaliza Radespiel. 

Nesta sexta edição serão abordados, entre outros pontos, Arte e movimento no ensino híbrido, Arte, movimento e desenvolvimento infantil, Música e psicomotricidade, Mente, arte e movimento, Música, movimento e BNCC, Artes Visuais no Infantil e Anos Iniciais, BNCC, Arte e movimento no Infantil e nos Anos Finais e Literatura e Didática: emoção x razão. 

Inscrições – Para participar da Semana Rede Pedagógica, basta entrar no site www.semanarede.com.br e realizar o cadastro com nome completo, endereço eletrônico (e-mail) e senha para acesso aos conteúdos.  Não é necessário ter curso superior para participar. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no link: rpead.com.br/courses/vi-semana-rede-pedagogica. Neste endereço, os interessados também podem ter acesso à programação do evento. O certificado é emitido pelo próprio aluno, no ambiente virtual de aprendizagem, após a conclusão da formação. Não será cobrada taxa para emissão de certificado.






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper