Risoto, bacalhau ao forno e tilápia ao molho: perfeitos para a Semana Santa

A Semana Santa já chegou e as celebrações começam a ser planejadas pelas famílias brasilienses. Os produtos mais buscados pelo consumidor são o peixe e o bacalhau, usados nos pratos principalmente de sexta-feira e domingo, dia da Páscoa. Para receitas simples ou mais elaboradas, o segredo está na escolha dos ingredientes e combinação de sabores.


 

A nutricionista do Fort Atacadista, Gláucia Stasiak, revela dicas importantes na hora de comprar. “No caso dos peixes, uma dica é pressionar o dedo polegar sobre ele, se ao retirar o dedo a impressão estiver marcada, o recomendado é não consumir. As características sensoriais também devem ser observadas. A carne, a pele, a escama devem estar firmes. Além disso, o ideal é evitar as frituras para que não sejam perdidos os elementos nutritivos do peixe”, explica.  

 

Entre os peixes, a tilápia está entre as espécies mais procuradas e é considerada uma opção saudável e mais em conta para o consumidor. Por ter uma baixa quantidade de gordura e ser mais barato que outros peixes mais conhecidos, o filé de tilápia é uma boa alternativa. “Ela é rica em ômega 3, gordura que contribui para a saúde do coração. E, além disso, o prato é acompanhado pelo brócolis, que é fonte de fibra, vitamina C e cálcio”.  A nutricionista também alerta para que os consumidores fiquem atentos às informações nutricionais dos alimentos. O filé de tilápia, pintado, tambaqui, bacalhau fino e bacalhau do porto são alguns dos exemplares vendidos pelo Fort Atacadista.

 

Para acertar no preparo dos pratos, separamos algumas receitas com tilápia e bacalhau. A bebida ideal para acompanhar é o vinho. Dentre os diferentes tipos, a recomendação vem da produção chilena da MaCool. O MaCool Trivarietal – Sauvignon Blanc é um vinho branco seco de corpo leve a médio. De aroma frutado, é a combinação sugerida para saladas, peixes e frutos do mar.

 

Confira as receitas:



Filé de Tilápia ao molho 

INGREDIENTES

10 postas ou filé de tilápia limpa e cortada

1 pacote de molho de tomate (340 g)

200 ml de leite de coco

1 cebola em rodela

1 pimentão verde em rodela

1 pimentão amarelo em rodela

1 tomate em rodela

1 limão

1 cebola picada

azeite

sal à gosto

 

MODO DE PREPARO

Misture o suco do limão e o sal a gosto. Em uma vasilha coloque a tilápia e regue com a mistura de limão e sal. Deixe marinar por 1 hora, virando as postas ou filés de mexendo de vez em quando para que recebam bem o tempero. Após o tempo indicado continue preparando esta receita de tilápia ao molho: pique a cebola e doure com azeite. Em seguida adicione o molho vermelho e o leite de coco. Deixe refogar um pouco, acrescente a tilápia em camada, intercalando com o pimentão, o tomate e a cebola todas em rodelas. Deixe cozinhar e procure não mexer, até que o peixe esteja cozido. 


 

Risoto de Bacalhau

INGREDIENTES

1 cebola em cubinhos

3 dentes de alho triturados

300g de bacalhau dessalgado e desfiado

1 xícara (chá) de arroz arbóreo 

1/3 xícara (chá) de vinho branco seco

Aproximadamente 800ml de caldo de legumes

10 azeitonas pretas

1 tomate sem semente em cubinhos

½ pimentão verde picado em cubinhos

½ pimentão amarelo picado em cubinhos

½pimentão vermelho picado em cubinhos

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

2 colheres (sopa) de salsinha verde picada

3 colheres de molho de tomate pronto

 

MODO DE PREPARO

Em uma panela coloque um fio de azeite e refogue a cebola, o alho e o bacalhau dessalgado e desfiado. Acrescente o arroz arbóreo, adicione o vinho branco, e deixe secar.

Siga adicionando aos poucos o caldo de legumes, e mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase no ponto adicione as azeitonas, o tomate, o molho de tomate pronto, os pimentões, o parmesão e a salsinha. Misture. Tempere com sal e pimenta do reino.


 

Bacalhau ao Forno

INGREDIENTES

500 g de bacalhau

3 cebolas em fatias

3 tomates sem pele cortados em fatias

6 batatas médias cortadas em rodelas

1 pimentão vermelho cortado em tiras finas

1 pimentão amarelo cortado em tiras finas

10 azeitonas pretas

½ xícara (chá) de azeite de oliva

5 colheres de requeijão cremoso

Um pouco de queijo ralado para gratinar

 

MODO DE PREPARO

Coloque o bacalhau em um recipiente, cubra com água e deixe de molho por 24 horas, dentro da geladeira. Troque a água várias vezes para eliminar o sal. No dia seguinte, enxágue o bacalhau e coloque-o em uma panela com água suficiente para cobri-lo. Deixe ferver, tomando cuidado para que não amoleça demais. Em seguida, separe-o em nacos grandes. Cozinhe as batatas na mesma água em que foi cozido o bacalhau. Em um refratário de vidro, coloque os ingredientes por camadas, colocando os pimentões vermelho e amarelo, coloque as azeitonas e regue com azeite. Coloque algumas colheres de requeijão por cima e leve ao forno médio por 30 minutos.

 

Onde encontrar - O Fort Atacadista oferece até o dia 4 de abril condições especiais de parcelamento e descontos exclusivos para clientes do cartão Vuon Card. Na campanha “A maior Páscoa da região”, toda a linha de chocolates, vinhos, pescados e azeites podem ser parcelados em até 6 vezes sem juros, sendo a parcela mínima de R$ 15,00, para compras com o Vuon Card. Consumidores que ainda não possuem o cartão podem fazer o cadastro em poucos minutos na entrada das lojas. Em Brasília as lojas ficam nos seguintes locais:

 

Sol Nascente | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

Taguatinga| DF | Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte

Ceilândia| DF | CNN 1 S/N | Centro


Fotos: Luciana Modesto 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper