Conexão e cuidado aproximado são pontos chaves para o empreendedorismo, dizem empresárias

 



“Conexão” é a força motriz que pode abrir novos horizontes às mulheres empreendedoras deste século. Essa foi a constante compartilhada pelas fundadoras do Centro Universitário IESB, Grupo Sabin e rede Blue Tree Hotels, respectivamente, Eda Machado, Janete Vaz e Chieko Aoki, que se reuniram durante uma live no canal do YouTube do IESB para debater sobre o tema, compartilhar suas histórias e passar para frente o carisma e a experiência que as colocou no patamar em que estão hoje.

“Acho que as mulheres estão se ajudando muito mais”, considerou Chieko, durante o evento. Para ela, essa afirmação se concretiza quando se observa o mercado e se encontra diversas possibilidades de mentorias voltadas para o mundo empresarial feminino. “As mulheres querem fazer alguma coisa que tenha propósito. Então, buscam ajudar a transformar a sociedade, e passa por se relacionar, criar laços, servir o próximo”, completou.

Anfitriã do bate-papo, Eda Machado trouxe a reflexão para a situação de constante mudança na sociedade. Segundo ela, a política de gestão de pessoas mais humanizada, que demonstra cuidado com os colaboradores, é um diferencial de mercado, que possibilita interagir com as eventuais mudanças sociais. Para a fundadora do IESB, as empreendedoras Luiza Trajano, da Magazine Luiza, e Janete Vaz, do Grupo Sabin, são exemplos de mulheres que adotaram com maestria esse modelo em suas empresas. “São duas pessoas que começaram a pensar no empreendedorismo e em como as mulheres poderiam mudar a situação delas. Se nós tivéssemos muitas Janetes, muitas Chiekos e muitas Luizas Trajano, seria uma beleza esse mundo. Nós temos que ajudar a multiplicar essas pessoas”, elogiou.

Janete Vaz foi muito lembrada por suas colegas e companheiras na live por sempre conferir espaço e prioridade para as mulheres, além de construir uma gestão que defende o respeito e a diversidade. “No Sabin, 74% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Estimulamos as mulheres a serem protagonistas de suas próprias vidas. Estamos ali para dar luz, palco, coragem e ensinar e mostrar caminhos”, considerou.

Para quem deseja empreender, as empresárias deixaram algumas dicas como a busca pelo conhecimento, a defesa da ética, do respeito, além de nunca perder capacidade de sonhar e de acreditar que vai dar certo. E nesse espírito de otimismo a professora Eda Machado, afirmou: “O futuro das mulheres vai ser muito melhor”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper