Governador anuncia complexo hospitalar na região do Guará

Em entrevista à TV Record, Ibaneis Rocha diz que o saldo de 2019 foi positivo, mas ressaltou as dificuldades que teve para fazer a máquina girar

 
Foto: Renato Alves 
 O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou a construção de mais um hospital. O Complexo Centro-Sul será instalado no Guará, terá 400 leitos e está em fase de elaboração da licitação. O objetivo é reduzir o déficit no atendimento hospitalar da rede pública, que há anos não recebe ampliação significativa.

O chefe do Executivo brasiliense fez um balanço de sua gestão na estreia do jornalista Guilherme Portanova na bancada o DF No Ar. Ibaneis respondeu às perguntas do apresentador e da população sobre áreas sensíveis, como Saúde, Educação e Infraestrutura, e destacou a expansão do viaduto da EPTG/EPCT, que está 85% pronto e vai beneficiar 135 mil motoristas que trafegam naquela via.

Ao longo da entrevista, Ibaneis fez um desabafo: “No primeiro semestre, eu tinha muita dificuldade e muitas dúvidas com os resultados, porque a máquina administrativa é muito complicada de fazer andar. Com muita força dos meus secretários e administradores, conseguimos colocar isso nos trilhos. E os resultados estão aparecendo nas mais diversas áreas. O resultado é muito positivo nesse primeiro ano de governo, em que trabalhei com um orçamento que foi aprovado pelo governo anterior, cujas as prioridades eram outras. Com a casa arrumada, para 2020, vamos avançar mais e a população vai sentir isso”.

Confira os principais pontos da entrevista:

Saúde
Ibaneis disse que espera reduzir as filas de espera da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) até o próximo ano. Durante a entrevista, Portanova levantou o dado de que, hoje, são 71 pacientes aguardando leito na UTI. Para tenta zerar esse déficit, Ibaneis afirmou que abrirá mais de 150 leitos em unidades hospitalares do Distrito Federal.

O governador disse ainda que já começou a reformar vários hospitais públicos. O primeiro a ser concluído foi o de Santa Maria, que ganhou mais oito leitos. “Pegamos a Saúde do Distrito Federal num estado bastante crítico. Assumimos as UPAs e hoje estão todas reformadas”, destacou.

Sobre o Hospital do Gama, pergunta de um telespectador, o governador respondeu que é uma das unidades que mais recebe atenção do governo. Destacou que houve recentemente um vazamento de água, mas que já foi consertado em tempo recorde e que as salas de cirurgias, que estavam fechadas, foram reabertas neste governo.

Segundo Ibaneis, o hospital será um dos beneficiados com o investimento de R$ 40 milhões que a pasta deve receber ainda este ano. “A unidade hospitalar estava sem contrato de manutenção, mas o governo atual conseguiu fazer outra licitação não só do Hospital Regional do Gama, como de toda a rede”.

Ainda no pacote de melhorias na Saúde, o governador disse que encaminhou projeto de criação de sete Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) à Câmara Legislativa. Além disso, o governo está construindo mais 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e reformulando as equipes do Saúde da Família.

Durante a entrevista, o apresentador citou um problema crônico no Hospital da Asa Norte (Hran), que é o sistema de ar condicionado, cuja estrutura elétrica está defasada. O governador afirmou que está em fase final a preparação de uma licitação para a reformulação de toda a rede de ar condicionado da unidade. A estimativa é que até março esteja solucionado o problema.

“As estruturas dos hospitais do Distrito Federal foram abandonadas ao longo desses últimos dez anos. Em um ano, estamos levantando todos esses problemas, buscando soluções, com licitações, para que a partir do próximo ano a população possa ter um atendimento de qualidade”, ressalta o governador.

Educação
Na educação, Ibaneis adiantou que há previsão de construção de quatro novas escolas no Distrito Federal, com recursos de emendas. E lembrou ainda que, só este ano, foram reformadas 400 unidades de ensino.

Ibaneis afirmou que vai resolver o problema de atraso do repasse do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pedaf) às escolas, conforme foi questionado pelo apresentador. Com o auxílio do Banco de Brasília (BRB) e da Secretaria de Economia, Ibaneis afirma que foi criado um cartão de crédito que será entregue aos diretores.

Os gestores poderão fazer as compras de materiais para as unidades escolares em fornecedores cadastrados e 70 mil crianças já se beneficiam do Cartão Material Escolar.

Vicente Pires
O governador afirmou que os 70% das obras prometidos no início do ano estão prontos e que até o ano que vem devem ser concluídas. Foram executados 202.810 metros quadrados de pavimentação asfáltica, e as redes de drenagem das ruas 3, 4, 8 e 10, por exemplo, já estão em funcionamento. O trecho que vai da marginal da Estrutural até a Rua 10 também está finalizado.

Na Rua 4 de Vicente Pires, 2,6 km de via estão concluídos com drenagem e asfalto novo. Também estão sendo instalados meios-fios e calçadas na região. “Achamos muitos problemas nas licitações realizadas, como cálculos feitos de forma equivocada. Parte da obra de captação de água teria de interromper a via Estrutural durante 90 dias para fazer o transbordo da água, mas nós estamos fazendo isso de forma subterrânea, que não atrapalha o trânsito e ainda sai mais barato. Mas a licitação não previa isso. Isso só está sendo possível com a ajuda do Tribunal de Contas (TCDF), que está nos auxiliando”, explica Ibaneis Rocha.

O governo também está trabalhando para entregar as escrituras dos lotes de Vicente Pires até o fim do próximo ano. Para isso, o governador coordena uma verdadeira força-tarefa, com agentes da Terracap e da União.

Túnel de Taguatinga
Solução para reduzir o estrangulamento do trânsito entre a EPTG e a Elmo Serejo, ambas no trajeto do centro de Taguatinga à parte norte da cidade, a construção do túnel emperra em liminares judiciais, que impedem a licitação em virtude de disputa de empresas participantes do certame. Como alternativa para diminuir o transtorno aos motoristas que passam por lá, o governo conseguiu sensibilizar parlamentares distritais para alocar suas emendas, que juntas dão um montante de R$ 50 milhões, para fazer a reforma da Hélio Prates.

“Eu tenho a consciência de que isso (o túnel) é uma obra mais que necessária. A licitação está parada na justiça. Duas empresas estão brigando para ganhar a obra e eu estou tentando resolver junto ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal”, disse o governador, que estima que a obra deva ser iniciada em 2021.

Centro Administrativo
Ibaneis concluiu a entrevista garantindo que tem intenção de ocupar as instalações do Centro Administrativo em Taguatinga. Na semana passada, o TCDF pediu que a gente apresentasse um plano de ocupação. “Eu disse e volto a repetir: no governo as coisas não acontecem com a velocidade que nós da iniciativa privada estávamos acostumados. Então, passa por todos esses órgãos de controle. Mas isso é melhor para a sociedade”, explicou.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper