Criação do Arquivo Público é destacada em biografia do fundador

Lançamento físico e digital da publicação ocorrerá em 5 de novembro em cerimônia na autarquia

Resultado de imagem para ARQUIVO PUBLICO DF
A criação do Arquivo Público do Distrito Federal é contada em detalhes na biografia do fundador da autarquia, Walter Mello, intitulada Entre a Oralidade e a Escrita.

O livro, co-escrito por ele, será lançado em 5 de novembro, em cerimônia na entidade, às 10 horas. Após a solenidade, a publicação estará disponível em formato digital no portal do Arquivo Público.

Mello organizou a criação do Arquivo Público em março de 1985 como diretor da Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico da então Secretaria de Educação e Cultura do DF.
Fundador do Arquivo Público, Walter Mello também atuou na criação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O Arquivo Público foi fundado para receber o acervo da construção de Brasília da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

A ação possibilitou, por exemplo, a emissão de certidões de tempo de serviços de trabalhadores da construção civil que participaram das obras. Isso porque os documentos incluíam registros dessas pessoas.

O ex-diretor também estabeleceu vínculo entre o Arquivo Público do DF, o Arquivo Nacional e similares estaduais para propor a criação do Fórum Nacional de Diretores de Arquivos Estaduais.

O livro foi escrito em parceria com o diretor de Pesquisa, Difusão e Acesso do Arquivo Público do DF, Elias Manoel da Silva, que passou os relatos orais de Mello para o texto impresso.
Referência no meio cultural de Brasília

Walter Mello não foi pioneiro apenas na fundação do Arquivo Público. Na história de Brasília, ele também é lembrado por ter trabalhado na primeira loja de discos do Plano Piloto, onde tornou-se referência no meio cultural da cidade.

Além disso, participou do grupo de trabalho, sob a coordenação de Paulo Emílio Salles Gomes, que criou a Semana do Cinema Brasileiro, evento que se tornaria o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Neste ano, na 51ª edição do festival, Mello foi homenageado com a primeira entrega da medalha Paulo Emílio Salles Gomes, pelo desempenho no ensino, na crítica e na difusão do cinema nacional.


Lançamento do livro Entre a Oralidade e a Escrita

5 de novembro

No Arquivo Público do Distrito Federal – Setor de Garagens Oficial, Quadra 5, Lote 23, Bloco B

Mais informações no site do Arquivo Público

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Comper